domingo, 2 de dezembro de 2018

DE QUANDO EM VEZ UMA LUFADA DE AR FRESCO



"Deveria escrever este post daqui a uns meses, quando estiver a sair de Santa Maria, com as minhas princesas.
Contudo, da mesma forma que nos momentos mais difíceis, temos sempre recebido o apoio incondicional Da equipa de enfermagem (e restantes profissionais de saúde, acrescento) desta unidade, também agora, entendo que, lhes devo igual apoio.
Se a Margarida tem superado, com bravura, todas as dificuldades que têm surgido (e não têm sido, nem poucas, nem pequenas), em boa parte devê-o à equipa de enfermagem da UCIN Sta Maria. Que com enorme profissionalismo, competência e dedicação, têm efectuado inúmeros procedimentos de extrema complexidade e exigência.
Esta gente tem milhares de horas de praxis e formação, tal como os que estão em blocos operatórios e noutras funções muito específicas e complexas. Isto não se ensina nos anos de universidade!
Será que um País, tão deficitário ao nível de cuidados de saúde, se pode dar ao luxo de formar profissionais, desta envergadura, e depois não os premiar, de acordo com as suas valias?
Óbvio que, nórdicos e britânicos esfregarão as mãos de contentes, sempre que possam aproveitar tamanho esbanjamento, e estarão de braços abertos para os receber.
Poderão contrapor que, outros profissionais, de outras actividades, também merecem.
E eu concordo.
E, tal como estou farto de referir, há dinheiro para tal, desde que, de forma real e decidida, se ataque a fraude e a corrupção, que anualmente rouba milhares de milhões a todos nós, mas parece que, ano após ano, não preocupa nenhum partido!
Mas, o caso agora chama-se enfermeiros!
Os malandros que fazem uma parte do trabalho aqui e outra a encherem-se no privado! Pois, desta gente, dúvido. A sequência de turnos é extenuante. Só se tiverem duas vidas. E mesmo assim, acham um luxo alguém ter de trabalhar mais de 16h por dia para ter um pouco mais??!
Mas, são os malandros que, se enchem também com horas extras! Bravo. Grande "Soundbite"!
Em pelo menos 2 noites, que a minha filha precisou de médicos e enfermeiras a agarrá-la à vida, com todas as forças e sabedoria que tinham, não ligando minimamente às horas de mudança de turnos (sacaninha da miúda!), esta gente saiu 3, 4 ou 5 horas depois do turno e não acredito que tenham recebido 1€ a mais. Ficaram pq são humanos o suficiente, para também se deixarem envolver. E o que isso não deve de estragar no sistema nervoso, ao fim de anos!
E, a Margarida, não é, não foi, não será, caso único. É o quotidiano desta gente.
Dos malandros que estão a destruir o SNS, como também já li ou ouvi.
Do SNS que não tem dinheiro para enfermeiros, médicos, auxiliares, camas, medicamentos ou simples ambulâncias (q não saem pq não lhes pagam), mas cujo Estado e os Partidos toleram lobbys, corrupção e fraude, na construção de hospitais, na aquisição de equipamentos, nos fornecimentos de medicamentos, nas prescrições falsas, na aceitação do que os privados não querem sem cobrar a estes ou às seguradoras, na criação de comissões e organismos inúteis (aliás, úteis para colocar inúteis), enfim milhares de milhões, que nada parecem ser, ao pé destes malandros dos enfermeiros.
Dum SNS que, em muitos hospitais, tem pessoas à espera de cirúrgias há vários meses ou anos, agora está um descalabro devido à acção destes malandros
dos enfermeiros durante uma semana!
Que malandros tão naifs, vos próximos anos serão os culpados de todos os atrasos do SNS.
Os malandros que ganham menos de metade dum estivador (calma, sei que se tratam de reivindicações diferentes, e ambas justas), nem têm direito a um deputadozinho a sentar-se à porta de Santa Maria ou do São João! Sabem, meus malandros, a vossa área de trabalho mexe muito com aa pessoas e com a hipócrisia política, e eles sabem disso (não esquecer que a praxis dele é na área da hipócrisia) como ninguém, por isso, irão aproveitar a vossa luta para pôr os jornalistas, que espreitam um favor político, a debitar cabeçalhos e noticiais sonoras de todo o mal que estão a fazer ao País e assim, sem nada fazerem, parecer que eles são os bons e vocês, os malandros, os culpados de tudo, até de, com tanto roubo e fraude, não haver dinheiro para um SNS de serviços mínimos.
Meus malandros, minhas malandras, da minha parte, da parte da minha família, podem contar com o nosso apoio e um lugar no nosso coração.
Bem hajam por serem a classe que são, tomara ao País ter políticos com metade da vossa malandragem!
Meus malandros, estão autorizados a enviarem este agradecimento público, e sentido, a quem muito bem entenderem."

Sem comentários:

Enviar um comentário