quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O DESPERTAR DO GIGANTE




RECOMENDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT-.

Aquando da celebração da convenção nº 149/81, ratificada em Portugal pelo Decreto nº 80/81, para as CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO dos Enfermeiros a OIT recomendou:
Se não querem greves nos Enfermeiros, dada a natureza do seu trabalho, ó PATRÕES, públuicos ou privados, facilitai a negociação coletiva de modo a dissuadir os Sindicatos do recurso a formas de luta, como a GREVE, por exemplo. (ver texto acima).
Aquilo a que estamos a assistir é ao despertar do gigante enfermeiro, que dormiu, durante muitos anos.
E ao ir acordando está a surpreender quem menos se esperava, como a Senhora Ministra da Saúde, que sabe muito bem quais são as queixas dos Enfermeiros e quem as motiva:exatamente o grupo de que faz parte e de que, já foi presidente - OS ADMINISTRADORES HOSPITALARES.
Por excesso de confiança na letargia dos Enfermeiros,  que julgam eterna, desinvestiram nessa Classe Profissional, que recebe nos seus 42 mil Enfermeiros = 36% do total dos trabalhadores do Ministério, apenas 5% do total da massa salarial do Ministério da Saúde, enquanto a Classe Médica a que correspondem apenas 12% do total dos trabalhadores do Ministério, recebe 88% da massa salarial total.
Esta é uma das causas, se não a principal, das coisas que estão a contecer com os Enfermeiros.
É  nos responsáveis por esta injustíssima diferença de investimento que devem ser encontrados os autores desta CRUELDADE, que a Senhora Ministra classifica.
Mas há mais: a Senhora Ministra vai ter que rever o conceito que tem dos Enfermeiros Especialistas, de modernidades e de atividades profissionais públicas e de direções e chefias, pois não são os Administradores como Ministros ou não que determinam o exercício e administração interna das profissões como a Enfermagem.
Nós conhecemos as linhas de comando e eficácia.
A FENSE

A SENHORA MINISTRA ESTÁ A CONFUNDIR O ESTAUTO DE ADMINISTRADORA HOSPITALAR COM O DE (AD)MINISTRA DA SAÚDE.

ORA OIÇAM ESTA<CLICAR>

Sem comentários:

Enviar um comentário