segunda-feira, 3 de março de 2014

ENTREVISTA AO FUTURO ENFERMEIRO

NOTA BREVE:
É PERDER TEMPO E GASTAR TINTA INUTILMENTE, AO FALAR DE COISAS QUE FICARAM BEM CLARAS NA REUNIÃO DE 7 DE NOVEMBRO, AO FIM DO DIA.
À PERGUNTA DO SR. BASTONÁRIO - TODOS CONCORDAM EM CRIAR UMA FRENTE COMUM DE ATAQUE AOS PROBLEMAS COM QUE SE DEBATE A ENFERMAGEM NOS NOSSOS DIAS?
TODOS OS PRESENTES RESPONDERAM SIM À EXCEPÇÃO DO SR, PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DO SEP QUE RESPONDEU: "TENHO DE CONSULTAR PRIMEIRO A MINHA ORGANIZAÇÃO E SÓ DEPOIS PODEREI DIZER SE ADERIMOS A ESSA PROPOSTA"
ORA NÓS SABEMOS MUITO BEM QUE TAL NÃO VAI ACONTECER, POR DUAS RAZÕES CAUSAIS:
1 - DIZER QUE ESTAVA DE ACORDO COM UMA FRENTE COMUM SIGNIFICA QUE PERDERIA O ARGUMENTO DE CONTINUAR A ATRIBUIR A OUTROS A FALTA DE UNIÃO; É QUE SE HOUVESSE UNIÃO TERÍAMOS MAIS FORÇA, MAS QUANDO SE PROPÕE A UNIÃO A RESPOSTA DO SEP É: VAMOS VER SE VEREMOS...
2 - QUANTO AO FACTO DE A INICIATIVA DA ORDEM CONVOCAR OS ENFERMEIROS DIRIRGENTES DE SINDICATOS E OUTRAS ASSOCIAÇÕES A RESPOSTA FOI: "...TAL COMO REFERIMOS NO ENCONTRO (7/11/2013), JÁ HOJE EXISTE UM ESPAÇO FORMAL QUE REUNE A ORDEM E SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES - É O FORUM NACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM - FNOPE - DEVERIA SER NESTE ESPAÇO QUE SE DEVERIAM DISCUTIR AS QUESTÕES ESTRATÉGICAS PARA A SAÚDE E ENFERMAGEM".
O DITO FORUM NÃO PASSA DE UM GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA QUE NÃO NOS LEMBRAMOS DE QUE ALGUMA VEZ TENHA REUNIDO NO TEMPO DA BASTONÁRIA M.A.S.
O QUE LEMBRAMOS É TER PERGUNTADO QUEM PAGAVA AS DESPESAS DE DESLOCAÇÃO DA OE AOS 4 CANTOS DO MUNDO A GUADALUPE SIMÕES, DIRECTORA DO SEP, NUMA ASSEMBLEIA DE CONTAS DA OE E O QUE ERA ESSA ASSOCIAÇÃO (FORUM) E QUAL O SEU PAPEL  E QUEM A CRIOU?
A BASTONÁRIA DISSE QUE ERA A OE QUE AS PAGAVA (ATÉ ESTAVAM LANÇADAS NA RUBRICA DAS DESPESAS); NOUTRO PONTO GUADALUPE RESPONDEU-NOS QUE QUEM PAGAVA ERA O SEP. O RESULTADO FOI UM EMPATE: UMA A MENTIR E OUTRA A FALAR VERDADE.
MAS SE O FORUM (FNOPE) REUNE TODOS OS QUE ESTAVAM REUNIDOS EM 7/11/2013, QUAL A DIFERENÇA DE ESTATUTOS PARA TOMAR DECISÕES SOBRE A UNIÃO DE ESFORÇOS NA CONSECUÇÃO DOS OBJECTIVOS?
E MAIS UM FACTOR OU DOIS QUE SÃO FUNDAMENTAIS:
- SE NO TEMPO DE MARIA AUGUSTA SOUSA, A DIRECTORA DO SEP GUADALUPE SIMÕES A ACOMPANHOU, AO QUE CONSTA, PARA TODO O LADO, EM NOME DE QUEM INTERVINHA NOS AREÓPAGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS?
- SE NÃO CONHECEMOS AS REGRAS MÍNIMAS DESSE FORUM (FNOPE), QUEM CONVOCA AS REUNIÕES, EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS E COM QUE LEGITIMIDADE?
SERÁ QUE PODEMOS INFERIR QUE O SEP SE JULGA MAIS CAPAZ, QUE A OE, DE COMANDAR ESSE FORUM, QUE CONSTRUIU, COM FINS QUE DESCONHECEMOS, POIS NUNCA JUNTOU OS RESTANTES (NUNCA FOMOS CONVOCADOS), DO QUE A ORDEM?
NÓS ENTENDEMOS QUE NÃO PORQUE:
1 - É PARTE INTERESSADA NAS DISCUSSÕES, AO CONTRÁRIO DA ORDEM QUE TEM COMPETÊNCIAS LEGALMENTE BEM DEFINIDAS;
2 - JÁ FIZEMOS A EXPERIÊNCIA DE TENTARMOS DEFINIR UMA ESTRATÉGIA COMUM AQUANDO DAS NEGOCIAÇÕES FALHADAS DO QUE DEVIA SER UMA CARREIRA DE ENFERMAGEM E ESSA NOSSA TENTATIVA FALHOU PORQUE:
1 - DEPOIS DE SELADO O ACORDO ENTRE OS 4 SINDICATOS, O SEP ARGUMENTOU QUE IA DISCUTI-LO EM PLENÁRIOS NACIONAIS (PERCEBE-SE A MANOBRA);
2 - NUNCA CONCORDOU EM DISCUTIR À MESMA MESA NEGOCIAL COM A FENSE.
ORA, SE O ACORDO ERA COMUM; SE O UNIVERSO PROFISSIONAL ERA O MESMO, POR QUE NÃO QUER SENTAR-SE À MESMA MESA?
HOJE JÁ SE PODE VER MAIS BEM O RESULTADO!
A VERDADE DOS FACTOS É ESTA.
CADA QUAL QUE JULGUE POR SI!




Sem comentários:

Enviar um comentário