quinta-feira, 6 de março de 2014

NÃO OBSTANTE A PIADA É SÓ A VERDADE QUE TEM LESADO A ENFERMAGEM

CÓPIA DO NOSSO COMENTÁRIO À ENTREVISTA DA OE AO PRESIDENTE DO SEP, ACERCA DA REUNIÃO GERAL DE 7/11/2013, PUBLICADA 'IN ENFERMEIRO DOUTOR'

Agradece-se a brincadeira porque 'ridendo castigat mores'

quarta-feira, Março 05, 2014

Tanta verdade junta, dói...



"é perder tempo e gastar tinta inutilmente, ao falar de coisas que ficaram bem claras na reunião de 7 de novembro, ao fim do dia.
à pergunta do sr. bastonário - todos concordam em criar uma frente comum de ataque aos problemas com que se debate a enfermagem nos nossos dias?
todos os presentes responderam
 sim à excepção do sr, presidente da direcção do sep que respondeu: "tenho de consultar primeiro a minha organização e só depois poderei dizer se aderimos a essa proposta"
ora nós sabemos muito bem que
 tal não vai acontecer, por duas razões causais:
1 - dizer que estava de acordo com uma frente comum significa que 
perderia o argumento de continuar a atribuir a outros a falta de união; é que se houvesse união teríamos mais força, mas quando se propõe a união a resposta do sep é: vamos ver se veremos...
2 - quanto ao facto de a iniciativa da ordem convocar os enfermeiros dirirgentes de sindicatos e outras associações a resposta foi: "...
tal como referimos no encontro (7/11/2013), já hoje existe um espaço formal que reune a ordem e sindicatos e associações - é o forum nacional das organizações profissionais de enfermagem - fnope - deveria ser neste espaço que se deveriam discutir as questões estratégicas para a saúde e enfermagem".
o dito forum não passa de um 
gato escondido com o rabo de fora que não nos lembramos de que alguma vez tenha reunido no tempo da bastonária m.a.s.
o que lembramos é ter perguntado 
quem pagava as despesas de deslocação da oe aos 4 cantos do mundo a guadalupe simões, directora do sep, numa assembleia de contas da oe e o que era essa associação (forum) e qual o seu papel  e quem a criou?
a bastonária disse que 
era a oe que as pagava (até estavam lançadas na rubrica das despesas); noutro ponto guadalupe respondeu-nos que quem pagava era o sep. o resultado foi um empate: uma a mentir e outra a falar verdade.
mas se o forum (fnope) reune todos os que estavam reunidos em 7/11/2013, qual a diferença de estatutos para tomar decisões sobre a união de esforços na consecução dos objectivos?
e mais um factor ou dois que são fundamentais:
-
 se no tempo de maria augusta sousa, a directora do sep guadalupe simões a acompanhou, ao que consta, para todo o lado, em nome de quem intervinha nos areópagos nacionais e internacionais?
- se não conhecemos as regras mínimas desse forum (fnope), quem convoca as reuniões, em que circunstâncias e com que legitimidade?
será que podemos inferir que o sep se julga mais capaz, que a oe, de comandar esse forum, que construiu, com fins que desconhecemos, pois nunca juntou os restantes (nunca fomos convocados), do que a ordem?
nós entendemos que não porque:
1 - 
é parte interessada nas discussões, ao contrário da ordem que tem competências legalmente bem definidas;
2 - 
já fizemos a experiência de tentarmos definir uma estratégia comum aquando das negociações falhadas do que devia ser uma carreira de enfermagem e essa nossa tentativa falhou porque:
1 - 
depois de selado o acordo entre os 4 sindicatos, o sep argumentou que ia discuti-lo em plenários nacionais (percebe-se a manobra);
2 - 
nunca concordou em discutir à mesma mesa negocial com a fense.
ora, se o acordo era comum; se o universo profissional era o mesmo, por que não quer sentar-se à mesma mesa?
hoje já se pode ver mais bem o resultado!
a verdade dos factos é esta."

Sem comentários:

Enviar um comentário