quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DECLARAÇÃO DE MUNIQUE 21 METAS DE SAÚDE PARA A GAVETA








 A PORTA ESTÁ ENTREABERTA PARA NOS INFORMAR QUE «A DIFERENÇA ENTRE O POSSÍVEL E O IUMPOSSÍVEL DEPENDE DA DETERMINAÇÃO DE CADA UM».

PERGUNTA ESTUPIDAMENTE INCÓMODA:
COMO SERIA A SAÚDE, EM PORTUGAL, SE OS ENFERMEIROS PUSESSEM  PRIORITARIAMENTE EM PRÁTICA ESTAS METAS?




ALÉM DAS 38 METAS DE SAÚDE PARA TODOS NO ANOS 2000, A DECLARAÇÃO DE MUNIQUE JUNTA MAIS 21 METAS PARA METER NA GAVETA AO LADO.
SABEM UMA COISA:
HOJE ASSISTI AO FORUM SOCIAL DO PSD, POR CONVITE. FUI PARA O TEMA DA SAÚDE, COMO SERIA DE ESPERAR.
VI UMA MÉDICA, MUITOS TÍTULOS MAS SEM IDADE PARA EXPERIMENTAR NENHUM DELES, EXPOR COM TANTO EMPENHO OS NÍVEIS PREVENÇÃO E ATÉ, ATINGIU O 4ºNÍVEL... VEJAM SÓ!
COMENTEI QUE UM MÉDICO A FALAR DE PREVENÇÃO FAZ A MESMA FIGURA DUMA VIOLA NUM FUNERAL. E LEMBRA-ME A CANÇÃO DO «GATO A FAZER VERSOS E O POETA NO TELHADO; COMPADRE, ESTÁ TUDO ERRADO». MUITO ERRADO, REPETE O ECO, AO LONGE.
A PALESTRANTE TENTOU JUSTIFICAR, COM O TRABALHO DE EQUIPA (ONDE O MÉDICO ENTRA NA ÁREA PATOLÓGICA, OBVIAMENTE. SE OLHAREM PARA O FUTEBOL NOTAM QUE CADA ELEMENTO DA EQUIPA TEM O SEU LUGAR E TAREFAS) E MAIS UMAS QUANTAS COISAS, PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DO ASSALTO À ZONA ALHEIA.
TIVE QUE LHE DIZER QUE, COMO NA DIALÉCTICA, A QUANTIDADE ALTERA A QUALIDADE. POR ISSO, QUANTOS MAIS MÉDICOS SE DEDICAREM A FALAR DE PREVENÇÃO, MENOS A PREVENÇÃO É ISSO, PORQUE A APROVEITAM BEM COMO O SEU PODER NATURAL E O QUE LHES OUTORGARAM, VIA PISCO/CORREIA DE CAMPOS, PARA SEMEAR A PATOLOGIA, QUE É O SEU CUNHO DE FORMAÇÃO. ASSIM, QUEM OS CONSULTA LEVA MAIS UNS QUANTOS MEDICAMENTOS E VAI FAZER MAIS UMAS QUANTAS ANÁLISES, PARA PREVENIR AS POSSÍVEIS DOENÇAS. DESTA FORMA PREVENTIVA, "SUI GENERIS", SE TRANSFORMA UM CIDADÃO SAUDÁVEL NUM HIPOCONDRÍACO SAUDÁVEL, QUE PASSA A VIDA A PENSAR NA MORTE, E NEM APAGA A LUZ, DE NOITE, COM MEDO DE MORRER ÀS ESCURAS. EIS UMA DAS MARAVILHAS DO SNS TENDENCIALMENTE GRATUITO, DEPOIS DE PAGO INDIRECTAMENTE, PELOS NOSSOS IMPOSTOS: INVENTAR DOENÇAS ONDE ELAS NÃO EXISTEM. JÁ ESTÁ PREVISTO, "CIENTIFICAMENTE, COM O QUE A ESTATÍSTICA TEM DE CIENTÍFICO, QUE DAQUI A UNS ANOS; EM CADA 2 CIDADÃOS UM É, DE CERTEZA, CANCEROSO.
SÓ QUE A CULPA NÃO É DELES, NESTA INVASÃO DE CAMPO ENFERMEIRO.
VEJAM SE CONSEGUEM DESCOBRIR DE QUEM É!
NÓS TEMOS UMA IDEIA DE QUEM SEJA.
UM GRUPO É O QUE CONDICIONA OS HORÁRIOS DOS ENFERMEIROS AOS DOS "MÉDICOS", QUE TAMBÉM TÊM MEDO DE FICAR SOZINHOS COM OS CLIENTES E PRECISAM DA MULETA ENFERMEIRA, PARA SE APOIAREM.
OUTRO GRUPO É O DOS ENFERMEIROS, QUE DESTRUIU AS CHEFIAS CHATAS COMO A POTASSA, FICANDO SEM HIPÓTESES DE PLANEAR O TRABALHO ENFERMEIRO, SEM A SUBORDINAÇÃO AO DO MÉDICO, POIS SÓ A TERAPÊUTICA OS LIGA, NA TAL EQUIPA SANITÁRIA.
E AS METAS DA SAÚDE UNIVERSAIS, EM PORTUGAL SÃO LETRA MORTA E ENTERRADA BEM FUNDO, NAS GAVETAS DAS SECRETÁRIAS, DE ONDE NUNCA SAÍRAM, NEM ESPERO QUE SAIAM. 
E SE AS PUBLICO E REPUBLICO, NÃO É NAS EXPECTATIVA DE QUE ALGUÉM TENHA CORAGEM DE AS PÔR EM PRÁTICA. É, FUNDAMENTALMENTE E TÃO-SÓ, PARA OS ENFERMEIROS VEREM AS FIGURAS QUE FAZEM, NA SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA PRÓPRIA, NA TAL EQUIPA.
NO FUNDO, MESMO LÁ, PARA NOS DAREM VALOR, TEMOS DE MOSTRAR O QUE VALEMOS E NÃO É A SERVIR DE DAMAS E DAMOS DE COMPANHIA DE MÉDICOS INSEGUROS E POUCO SABEDORES, MESMO ESPECIALIZADOS, NA COISA FAMILIAR, TIPO MANTA DE RETALHOS, MAS SEM EXPERIÊNCIA, COM FALTA DE CAMPOS DE ESTÁGIO, POIS QUE A FAMÍLIA E ESSE CONCEITO TRADICIONAL, ESTÃO MUITO DISPERSOS; QUE OS ENFERMEIROS MOSTRAM AQUILO DE QUE SÃO CAPAZES.
SE CUMPRIREM AS METAS, ESPECIALMENTE TALHADAS, PARA ENFERMEIROS, POR QUEM SABE, NÃO CORREM O RISCO DE LHES ESTAREM A CONDICIONAR OS HORÁRIOS, ENTRE OUTRAS CONDICIONANTES, À TAREFA DE ACOMPANHANTES, QUE ATÉ PODE SER MAIS CÓMODA, CONFORTÁVEL, MAS INGLÓRIA E POUCO RENTÁVEL.


Com amizade,
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário