quarta-feira, 13 de julho de 2016

POR MORRER UMA ANDORINHA NÃO ACABA A PRIMAVERA

[TARDE DE MAIS. (não é demais, como escreveu o jornalista) ALICE ACABARIA POR MORRER, VÍTIMA DE UMA MALFORMAÇÃO CARDÍACA, SEM SEQUER TER SIDO SUJEITA À OPERAÇÃO QUE AS PODIA SALVAR (ou não)].
Mas o título escolhido é: [A "MODA PERIGOSA" DOS PARTOS EM CASA].
Apesar de não ter morrido do parto nem das respectivas manobras, aproveitam para dar uma canelada na parteira para, depois, admitirem como certeza científica e outra ainda mais absoluta, a salvação da criança com uma operação ao coração que a iria salvar, ou não!
Se morresse no hospital rodeada de pediatras e cirurgiões cardíacos, ninguém era culpada, senão a criança, que não resistiu aos maus e bons tratos... 
Faltam os da autópsia dizer qual a qualidade de vida que a hipotética salvação iria dar à criança Alice. Revelar esse segredo reduz os rendimentos do negócio. Mas é legítimo, supor várias hipóteses, para sermos mais justos a julgar, com seriedade e sem solidariedade corporativa. 
Outro reparo é o ponto 1 ser o preço do parto (1200€). Se fosse um canalizador ou electricista poriam o preço em número 1!? (José Azevedo)


ACIDENTE COM PARTO NO DOMICILIO <prima aqui>

EIS UMA PEÇA QUE NÃO DIGNIFICA NEM OS ACTORES NEM OS JUIZES, NEM OS APROVEITADORES.
NÃO SABEMOS COMO ERA O PARTO ANTES DA FROTA COMERCIAL. MAS, PELA PERFEIÇÃO QUE A NATUREZA PÕE NESTAS COISAS HUMANAS, ACREDITAMOS QUE ERA BEM MAIS PERFEITA A TÉCNICA.
JÁ HÁ DIAS TIVEMOS QUE CHAMAR ALDRABÃO A UM SR. DR. QUE DEVIDO AO LUGAR QUE OCUPA NA DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE DEVIA TER MAIS CUIDADO COM AS ALARVICES QUE BOTA BOCA FORA, A PROPÓSITO DO PARTO NA ÁGUA.
TODOS SABEM QUE O PARTO NORMAL REQUER TEMPO E PACIÊNCIA, COISAS INCOPATÍVEIS COM O TEMPO MÉDICO DO COMÉRCIO, POR ISSO A PRÁTICA DAS CESARIANAS E OUTRAS AGRESSÕES CONGENÉRES, MAIS RÁPIDAS E DISFARÇANTES.
E ZÁS, DE QUANDO EM VEZ, LÁ VAI UMA OU DUAS PARA A ETERNIDADE.
MAS DISSO NÃO FALAM COM TANTO EMPENHO ALGUNS OBSERVADORES;
PORQUE NÃO LHES PAGAM;
PORQUE A SUA FRACA VISIBILIDADE DA COISA NÃO LHES PERMITE FAZER O CHORADINHO COMOVENTE, COMO É O CASO.
QUANDO É UM BOMBEIRO A FAZER UM PARTO NA ESTRADA, É UM HERÓI; QUANDO É UMA PARTEIRA A TIRAR CLIENTELA AOS MÉDICOS A ENCARECEREM OS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA, À ESPERA DO QUE NÃO VEM E QUE SURGE UM ACIDENTE; É TUDO ANALISADO À LUPA. NOS MÉDICOS OS ERROS SÃO HUMANOS (ver caso da compressa do Tirsence), NOS ENFERMEIROS SÃO SENTENÇAS DE MORTE.
JÁ UMA OCASIÃO FIZ A ESTATÍSTICA DOS ACIDENTES E ERROS HUMANOS COM ENFERMEIROS E MÉDICOS E PAREI, DEPOIS DE PROVAR QUE A PERCENTAGEM ERA DE 1/ENFERMEIRO, PARA 54/MÉDICOS.

PARECE QUE TENHO DE FAZER O MESMO, NESTE MOMENTO ENTRE PARTEIRAS E MÉDICOS OBSTETRAS, SEM CONTABILIZAR OS RISCOS DE  AQUISIÇÃO DE MICROBIADA, PARA INICIO DE VIDA EXTRA-UTERINA, DA CRIANÇA E TAMBÉM DA MÃE.
QUANTOS EXEMPLOS QUEREM?
SÓ FAÇO VOTOS PARA QUE O COLÉGIO DE PARTEIRAS DA ORDEM, NÃO ATINJA UM GRAU DE PUREZA TAL QUE RETIRE ÀS PARTEIRAS O DIREITO A ERROS HUMANOS E/OU ACIDENTES, SUPONDO QUE A PARTEIRA QUE FAZ PARTOS AO DOMICILIO, É UMA PROFISSIONAL TÃO HEDIONDA, QUE QUALQUER AZAR É PUNIDO COM A PENA DE MORTE (PROFISSIONAL), COM VISTA A DEMONSTRAR UMA PERFEIÇÃO ABSOLUTA, QUE NÃO EXISTE EM HUMANOS, SEJAM MÉDICOS, ENFERMEIROS, PARTEIRAS.
TODOS ELES ERRAM E MATAM E DEIXAM MORRER INVOLUNTARIAMENTE. PORQUE O ERRO É HUMANO; SUPERÁ-LO É UMA VIRTUDE, TAMBÉM HUMANA.

E É COM ESTAS MACAQUICES TRANSFORMADAS POR INTERESSEIROS, QUE O MÉTODO EMPOBRECE, QUE IMPEDEM A ORGANIZAÇÃO DE UM VERDADEIRO E CONSTANTE SERVIÇO MATERNO-INFANTIL, A PARTIR DAS PARTEIRAS DOS CENTROS DE SAÚDE, QUE OS DITOS REFORMADORES NÃO CONSEGUEM ORGANIZAR, PARA NÃO PREJUDICAREM O NEGÓCIO QUE OS PAPALVOS INGÉNUOS NÃO SABEM SUPESAR, POR FALTA DE DADOS E CONHECIMENTOS.
MAIS UMA VEZ O EXEMPLO DA HOLANDA, NO TOPO DA CLASSIFICAÇÃO DE CUIDADOS SANITÁRIOS, SOBRETUDO DE ENFERMEIROS.
VÃO LÁ VER E DEIXEM DE FALAR ENVIEZADO.
Com amizade e muita tristeza e desilusão,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário