terça-feira, 14 de janeiro de 2020
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO A QUANTO OBRIGAS
AD A QUANTO OBRIGAS<CLICAR>
NB: PARA QUEM DESCONHEÇA SE INFORMA QUE QUEM INTRODUZIU A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO, EM PORTUGAL, FOI O SINDICATO DOS ENFERMEIROS - SE, EM 1991, CUJO REGULAMENTO É O SINGELO DESPACHO Nº 2/93.
PASSAR A AVALIAÇÃO DAS PESSOAS PARA O SEU DESEMPENHO;
POSSIBILITAR A INTERVENÇÃO DO AVALIADO, NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, QUE APROVA OU REPROVA;
APROVEITAR A CIRCUNSTÂNCIA PARA AVALIAR O AVALIADOR, ATRAVÉS DO RELATÓRIO CRÍTICO DE ATIVIDADES, ONDE PODE INCLUIR TUDO, NOMEADAMENTE O COMPORTAMENTO DA CHEFIA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, POSITIVAS E NEGATIVAS, EIS A RIQUEZA DO MÉTODO, POR NÓS CRIADO.
VOTOU CONTRA O SEP, ATRAVÉS DE MARIA AUGUSTA DE SOUSA, SUA PRESIDENTE, QUE DECRETOU GREVE, REPROVANDO A PUBLICAÇÃO DO DL 437/91 DE 8 DE NOVEMBRO, O QUE EXPLICA, EM PARTE SUBSTANCIAL, O COMPORTAMENTO DO SEP, DE ENTÃO PARA CÁ NA TENTATIVA DE IMPOR A ENFERMAGEM DA COMPLEMENTARIDADE.
TENTEI EXPICAR AS INCOMPATIBILIDADES DO MÉTODO, POR NÓS CRIADO, COM AS ALTERAÇÕES QUE LHE INTRODUZIRAM, PARA CRIAR UM "SIADAP" AOS SECRETÁRIOS DEM ESTADO RESPONSÁVEIS.
APESAR DE SER GRATUITA NÃO QUISERAM ACEITAR AS NOSSAS SUGESTÕES.
O RESULTADO ESTÁ À VISTA; TEM DE SER NECESSARIAMENTE, ALTERADO.
PIOR DO QUE ISTO, É TENTAREM APLICAR OS ERROS EVIDENTES QUE O SIADAP INTRODUZIU, NA "AD" DOS ENFERMEIROS, QUE ESTEVE NA ORIGEM DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO, QUE AINDA CONSERVAM, APESAR DOS IGNORANTES TENTAREM IMPOR O QUE NÃO SE NOS APLICA, NEM ADAPTA.
NA TENTATIVA, EM MUITOS CASOS BEM ACEITE, DE PROLETARIZAÇÃO DA ENFERMAGEM, QUE O SEP PROMOVE, A CÓPIA DO SIADAP, CUJA MATRIZ SOMOS NÓS, REVELA O CONCEITO QUE O SEP TEM DE ENFERMAGEM DE COMPLEMENTARIDADE, OU RESPONSABILIDADE DELEGADA.
INFELIZMENTE, PARA OS ENFERMEIROS, SENDO O SEP TELEGUIADO, NÃO É AOS COLEGAS DIRIGENTES, POUCO CONHECEDORES DA ENFERMAGEM E DA SUA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, QUE TEMOS DE ATIRAR AS CULPAS PRINCIPAIS.
SE AS ALTERAÇÕES PROPOSTAS, NÃO FOREM PARA AINDA FAZEREM PIOR, SAUDA-SE A ADEQUAÇÃO DO MÉTODO, PARA ALIVIAR, TAMBÉM, A NOSSA QUOTA PARTE NA CULPA AO INTRODUZIRMOS O MÉTODO, NÃO OBSTANTE OS DESVIOS QUE LHE INTRODUZIRAM.
José Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário