domingo, 10 de julho de 2016

MEDO DOS ENFERMEIRO E DEFESA DA ORDEM RESPECTIVA


«O MEDO GUARDA A VINHA»

MEDO VAI-TE EMBORA PORQUE ME ATRAPALHAS <prima aqui>

Mas: «QUEM TEM C.U. TEM MEDO», DIZ A "VOX POPULI"!!!


 ORDENS E OU SINDICATOS<prima aqui

 Com a prestimosa ajuda do insigne prof. Vital Moreira, podemos perceber melhor:
1 - Se o medo for pessoal; é o sindicato que o exorciza;
1.1 - Se for da Profissão; é a Ordem que o exorciza.
2 - Se a defesa é do Enfermeiro, enquanto indivíduo; compete ao Sindicato onde é filiado;
2.1 - Se a defesa é do colectivo, cabe à Ordem fazê-la.
3. Ao indivíduo, seja ou não chefe, a Ordem só atribui castigos, depois de apurada a culpa e tamanho e gravidade da infracção.

Conclusão: aqueles extractos da entrevista da Excelentíssima Bastonária dos Enfermeiros são arrufos parecidos com os do leite ao entrar em ebulição, que um pingo de água logo desfaz.
Aliás, se os Enfermeiros mal informados não tivessem andado 15 anos a pensar que a Ordem é defensora de cada Enfermeiro individualmente não teriam andado 15 anos a bater às portas erradas para resolver problemas que somente os sindicatos (bons e maus) têm competências para resolver.
Lá dizia o meu amigo Dr. Gonçalves, que muitos Enfermeiros têm tendência para copiarem os erros dos Médicos, mas são menos os que lhes copiam os acertos.

Convém recordar que a medicina foi e é uma profissão de exercício liberal; cada Médico é patrão de si. Como tal, não pode ter sindicato, porque os sindicatos são para trabalhadores dependentes de patrões.
Os Médicos tiveram, primeiramente, a Ordem e, só quando começaram a trabalhar por conta de outrem fundaram sindicatos, para resolverem problemas, que não competem à Ordem.

Os Enfermeiros tiveram, primeiramente, sindicatos e a deontologia estava, no regulamento da carteira profissional obrigatória. Quando o Sindicato foi impedido de emitir carteiras profissionais, essa capacidade passou para a Ordem, através da cédula profissional.

São decorrentes destas origens diversas que:
Encontramos, nos Sindicatos Médicos, certos tiques de Ordem;
E, na Ordem dos Enfermeiros, muitos tiques sindicais.
Nem os Sindicatos dos Médicos têm paradigmas sindicais, originais e imaginativos;
Nem a Ordem dos Enfermeiros consegue criar espaço próprio, para vender o seu produto exclusivo, aos Enfermeiros. Tem de se disfarçar de Sindicato e de defensora de coisas imaginativas.

Finalmente, paira a grande dúvida, (para mim certeza), sobre a intromissão das Ordens Profissionais, nas áreas de defesa dos interesses individuais, dos seus Membros, que estão a trabalhar, por conta de outrem, incluindo o Estado, como patrão...

Será a Senhora Bastonária, com toda a sua dinâmica, capaz de imaginar, que a violação do nº5 do art.º 3º da Lei 156/2015, de 16 de Set. lhe pode dar a suspensão do mandato?!



DITADO POPULAR:
«VALE MAIS SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO»


Sem comentários:

Enviar um comentário