sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ex-BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS E A LINHA SAÚDE 24



ESCLARECIMENTO A PROPÓSITO DA EXTINÇÃO DA LINHA SAÚDE 24 HORAS, PROPOSTA PELO, AINDA BASTONÁRIO, DA ORDEM DOS MÉDICOS, JOSÉ DA SILVA.

1 - O 1º esclarecimento é para a Radio Renascença (RR) para que saiba, que há 2 Sindicatos de Enfermeiros: um é o Sindicato dos Enfermeiros -SE com sede na Rua D.João IV, nº 199 - CP 4000-301-Porto, filiado na UGT, e nasceu, em 3 de Outubro de 1913;
1.1 - Outro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que integra a Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, comandada por A. Avoila, todos da linha da CGTP/in - PCP. É deste 2º Sindicato de Enfermeiros Portugueses, que Guadalupe Simões, é dirigente.
2 - Num país que tem vindo a adotar a MEDICOCRACIA (há médicos por todo o lado a mandar em tudo e em todos, até na saúde, como se de doença se tratasse), não admira a lógica de raciocínio, do ainda Bastonário, em fim de mandato e de ciclo, José da Silva, que é a da rã, sem patas, deixar de ouvir e não obedecer às ordens do mandante, que a manda saltar e a rã não salta, concluindo que a rã, sem patas deixa, de ouvir.
3 - A culpa destes seus raciocínios viciados não é dele, mas dos próprios Enfermeiros (alguns e não faço parte do grupo), que o deixam pronunciar-se "ex-catedra", como se do Papa se tratasse, sobre assuntos que não lhe dizem respeito e gravitam, na órbita da Enfermagem e não na da Medicina, pois trata-se de ver a saúde pelo prisma de evitar a doença e não pelo de ver a saúde pela perspetiva do Médico e da doença.
4 - E quando a solução não está ao nível da saúde, mas da doença, então, com ou sem Linha S. 24, o recurso é para o Enfermeiro de Triagem Hospitalar, que encaminha, segundo os protocolos das urgências; Médico ou Enfermeiro, é inevitável.
5 - O que preocupa este José da Silva, em fim de mandato e de ciclo, não é a Linha S. 24 mandar mais doentes para as Urgências Hospitalares, mas a perda de protagonismo médico, onde os Enfermeiros não precisam de Médico a fingir, que lhes dá ordens.
6 - Se a preocupação de José da Silva fosse o entupimento das Urgências, com os encaminhados da Linha S. 24 H, teria de começar pelos seus Colegas Médicos dos Centros de Saúde, nas pseudo-urgências de SAPs, SASUs, SACUs e outros UUs, que de forma bem mais dispendiosa, usam aqueles serviços, como placas giratórias de envio de Doentes, para as Urgências Hospitalares.
7 - Seria muito bom e útil, para a Saúde deste iludido Povo, Nação Valente, que os Enfermeiros não se acanhassem com estas diatribes de José da Silva e ampliassem a sua esfera de ação, se a sua Ordem, a dos Enfermeiros, claro, encarreirar pelo caminho certo, correto e não desviar para outros caminhos, já trilhados.
8 - Seria estatisticamente útil, certo e correto, para a Saúde do Povo Português, que os estatísticos fizessem a comparação estatística de quem envia mais doentes, para as urgências hospitalares; se os Centros de Saúde, com aquelas valências SAP e afins, se a LS24; sendo certo que, nos SAPs e congéneres, são Médicos: 3 Médicos para 1 Enfermeiro, em cada coisa dessas, transformando tudo em consultas médicas, porque é o que está a dar, aos Médicos prestígio e rendimentos, e aos políticos, que insistem, nesta anomalia, votos, em eleições.
9 - Dada a proximidade de José da Silva da linha avariada e sem ligação à LS24H, há um ano, será que ele tem algo a ver com essa não reparação fácil e rápida da avaria, para a poder usar, como usou, em argumento!? Eu, José, tenho curiosidade, em saber as causas da sua não reparação, se essa coisa está ao serviço do Povo, que sofre de incertezas, e não subjugada aos interesses da elite Médica.
Como diz o Poeta: 
«Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida».....
E que o Ano que a Mãe Natureza vai parir, nos livre destes "maus olhados", que é para o Outro nos poder livrar dos males"!

(José Azevedo)


FUTUROLOGIA CURIOSA: QUE PENSARÁ DESTA HUMANA CRIATURA, O ANJO ENFERMEIRO, QUE, COM MÃO PIEDOSA, LHE VAI SEGURAR O MAXILAR INFERIOR, ATRAVÉS DE LIGADURA, COM NÓ NA MOLEIRINHA, PARA EVITAR QUE A DENTADURA POSTIÇA CAIA, ANTES DE A CRIATURA ATINGIR O PONTO DE RIGIDEZ SUFICIENTE, QUE SEGURA, ENQUANTO AS SALAMANDRAS NÃO COMEÇAM O SEU TRABALHO!?
(José Azevedo)

ET: AO CAIR DA TARDE OUVI, NA MESMA RR, QUE DERA A 1ª NOTÍCIA, QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE IA MANDAR REPARAR A LINHA DA PEDIATRIA DE COIMBRA, SILENCIADA, HÁ UM ANO, SEM QUALQUER EXPLICAÇÃO COERENTE.
EMBORA ESTA MEDIDA SEJA CORRETA, NÃO SATISFAZ A MINHA CURIOSIDADE E DE MUITAS E MUITAS PESSOAS ACERCA DE QUEM A MANTEVE SILENCIADA, DURANTE UM ANO E PORQUÊ. (José Azevedo)

E para fechar com chave de ouro, como num bom soneto, recebeu o desmentido do DGS, responsável pelo prestimoso serviço da Linha Saúde 24.
O DR. José da Silva abusava dos Enfermeiros, porque o ambiente era propício, porque as escolas não ensinam os Enfermeiros  licenciados, tratados por causa dessa má formação, de que a responsabilidade está acima da obediência e é nesse contexto que devem atuar.
O ridículo de ver uma Enfermeira pedir a um Médico que leia as notas de Enfermagem, acerca do estado duma doente e de como passou a noite, porque dar informações do doente e da doença é com o Médico (e muitos nem sabem nem querem saber disto), é supinamente ridículo e tristemente lamentável.
Mas vale a pena ler um ato de justiça, que é tributado aos Enfermeiros, pelo DGS.

DIRETOR GERAL DE SAÚDE CONFIRMA <prima>

Sem comentários:

Enviar um comentário