segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ANARQUISMO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS MAL ASSIMILADAS



NB: VEM ESTE PEQUENO APONTAMENTO SOBRE O ANARQUISMOS EXTRAÍDO DA ENCICLOPEDIA LUSOBRASILEIRA FAZER LUZ SOBRE A DESTRUIÇÃO DA CARREIRA DE ENFERMAGEM.
QUE UM INDIVÍDUO NÃO GOSTE DE REGRAS NEM SE ADMINISTRADORES (VULGO GESTORES), PERCEBE-SE, ACEITA-SE E DESCULPA-SE;
MAS TENTAR USAR O TERNMO CARREIRA (HORIZONTAL, UNICATEGORIAL) PARA REESTRUTURAR UMA PROFISSÃO (AUTÓNOMA), SEM DIREÇÃO, POR OPOSIÇÃO A UMA DIREÇÃO CHATA, INCOMODATIVA, ORGANIZADORA É UMA IDEIA QUE NÃO SE APOIA NEM SEGUE, PORQUE CARREIRA UNICATEGORIAL É COISA QUE JÁ TEMOS E O RESULTADO É QUE OUTROS PROFISSIONAIS ESTÃO A TENTAR OCUPAR OS LUGARES QUE VÃO FICANDO VAZIOS, COM UNS SIMULACROS MAL CONCEBIDOS A QUE JÁ CHAMAM MALICIOSAMENTE - INTERLOCUTORES - QUE LEVAM E TRAZEM AS ORDENS DOS NOVOS INQUILINOS NAS CHEFIAS DE eNFERMEIROS.
É ISTO QUE  QUEREM?
LEIAM PRIMEIRO O APONTAMENTO SOBRE O ANARQUISMO.
SEGUIDAMENTO, PUBLICAREMOS O HORROR QUE A NATUREZA TEM AO VAZIO.
AGRADECEMOS AS AJUDAS, MAS DISPENSAMOS OS EMPURRÕES.
ORA VEJAM UM DESSES CONTRIBUTOS:

-{Mensagem original-----
De: 9zd1y0+bh0foocjjxvc4@guerrillamail.com [mailto:9zd1y0+bh0foocjjxvc4@guerrillamail.com]
Enviada: segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018 02:03
Para: geral@senfermeiros.pt
Assunto: Carreira de Enfermagem - propostas

Propostas:

- Eliminação da divisão da carreira em categorias hierarquizadas (descentralização do poder - promover autonomia);
- Substituição do actual regime de avaliação de desempenho enfermeiro por um regime de
avaliação formativo e orientado para a promoção efectiva da melhoria do desempenho;
- Alteração dos critérios gerais definidos para elaboração de horários dos enfermeiros, com perda da comissão de serviço de enfermeiro gestor e procedimento disciplinar por incumprimento dos normativos legais (bancos de horas ilegais, escalar horários negativos no inverno para sobrecarregar no verão os colegas, tempos de descanso entre turnos, pagamento de horas extraordinárias programas ilegais, falta de higiene e segurança no trabalho, abuso de poder na conciliação da vida profissional com a familiar/parentalidade...).
A carreira especial docente (professores e educadores) com a publicação do Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho, eliminaram a divisão da carreira docente. Temos de lutar pelo mesmo. Defendam e apresentem uma carreira unicategorial com grau de especialista e comissão de serviço para os enfermeiros gestores com limitação no máximo de mandatos de 6 anos (2+2+2), apresentação de projeto de gestão da unidade(s) para o biénio e renovação condicionada ao desempenho (indicadores da unidade, satisfação da equipa de enfermagem, qualidade apercebida pelos utentes). Se os enfermeiros, como o SEP e outros sindicalistas e alguns colegas de direita/conservadores defendem, são os especialistas com mais mérito ("crème de la crème), a elite dos enfermeiros, têm de ser profundamente escrutinados (a dita "accountability"). A elite atrasa o progresso da profissão em autonomia. Oprime com medo e métodos "salazarentos" e perversos. Abuso do poder frequente. Acólitos para ajudarem à missa cuidativa e weberiana da gestão operacional diária...
É fundamental valorizar os enfermeiros prestadores de cuidados em contacto direto, valorizando o risco e penosidade, o ritmos de trabalho por turnos, noturno, FDS+FD. Os enfermeiros estão sedentos desta justiça, respeito e reconhecimento.Sindicalistas defendam os 90% dos enfermeiros trabalhadores (dos 42 mil do SNS) nesta nova proposta de carreira. Abdiquem das "elites". Não dividam a carreira.Exijam a contagem integral do tempo de serviço para efeitos de transição para a nova carreira. As reivindicações laborais dos enfermeiros são de facto justas, mas também porque elas foram sistematicamente ao encontro da valorização que a profissão enfermeira requer para dar resposta às atividades/intervenções que o Estado lhe atribui, particularmente enquanto pilar essencial do SNS.É fundamental preparar, unir e lutar! As negociações têm sido um simulacro governamental…É urgente o direito à progressão nas carreiras para que se promova a correção de distorções da carreira de enfermagem pela valorização do tempo de exercício profissional (o mesmo escalão de 1 mês a 27 anos de trabalho!)
Qual a estrutura da futura carreira que melhor poderá responder aos interesses legítimos e aspirações dos 92% dos trabalhadores enfermeiros (a maioria dos 42 mil do SNS) que prestarão cuidados e realizarão trabalho braçal durante mais de 45 anos (a idade normal de acesso à pensão em 2019 será de 66 anos e 5 meses), durante o seu percurso profissional e que progredirão de 10 em 10 anos (em média 2 pontos por biénio)?
Bem hajam. Diss}.

AGRADECEMOS E RESPEITAMOS A IDEIA, NA PERSPETIVA DA ENGENHARIA QUE LEVAVA OS ALUNOS À LINHA DO DOURO PARA SABEREM COMO NÃO SE DEVIA FAZER UM CAMINHO DE  FERRO PARA COMBOIO PASSAR.
Com Amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário