terça-feira, 28 de abril de 2015

MAIS UM ATROPELO ÀS PARTEIRAS



[A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai receber uma ambulância “desativada” da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto para estudantes praticarem partos. Paralelamente, os estudantes vão constituir um pomar solidário para satisfazer as necessidades alimentares de pessoas carenciadas, informou a diretora daquela instituição universitária através da agência Lusa.]
 São muito expertinhos estes facultativos de medicina, enquanto os facultativos de Enfermagem dormem e ressonam na placidez da sua distracção.
Se virem por aí um ordeiro ou desordeiro da Ordem dos Enfermeiros digam-lhes que já podem fechar o negócio, porque só falta cacarem-lhes em cima.
Vão estagiar para os CS porque já perceberam que só há lugar para um licenciado nos CSP e já viram que esse é o licenciado em Enfermagem.
Então tentam disfarçar-se de Enfermeiros e pensam que basta fazerem uns quantos pensos e darem umas quantas injecções e podem passar por Enfermeiros de verdade. E isso é um atropelo da Enfermagem grave, mas há Enfermeiros/as do tipo dos que dão formação aos TAE do INEM, que acham muita graça e colaboram na própria desvalorização e destruição.
Um dia ainda vamos ver um catedrático de medicina a ensinar os Enfermeiros a consultarem um "vade mecum", para fingirem que sabem receitar medicamentos eficazes, a coroa de glória da Medicina.
Quando os Médicos do HSJoão vão meter-se nas incubadoras para saberem como funcionam, pensam que é para substituírem as Enfermeiras?
Não; é para as destituírem de qualquer iniciativa própria; é para juntarem ao seu currículo mais esta actividade. 
Claro que sendo o direito consuetudinário (onde o hábito faz lei, ou usa e serás mestre) o que enforma as Ordens Profissionais, uma vez que os alunos de medicina e os médicos estão a invadira o que consuetudinariamente é da área profissional da Enfermeira, é chegado o momento de os Enfermeiros terem iniciativas idênticas na área consuetudinariamente é a área médica.
Ninguém duvide que as Ordens Profissionais têm o mesmo poder e competências relativas à regulação das respectivas profissões.
Ora se os Médicos, presentes ou futuros não respeitam as áreas das outras profissões com iguais estatutos, é altura de munirmos a nossa Ordem de pessoas que saibam o que é o Enfermeiro, o que é a Enfermagem; como se respeitam e fazem respeitar.
Embrulhar os Enfermeiros num rolo de "profissionais de saúde" é ter vergonha de os autonomizar.
Embrulhar os Enfermeiros enquanto pessoas com competências próprias no role da complementaridade é estupidez crassa e uma traição aos que guindaram a Enfermagem a Profissão e, neste caso, autónoma.
Há por aí uns impreparados que têm medo de andar sozinhos.
Vamos entrar em contacto com os exportadores de cães vadios para a Alemanha, para fazerem companhia aos velhos, que nos cedam alguns para alguns Enfermeiros com responsabilidades profissionais acrescidas, que estagiem mais, para perderem a insegurança, ou comprem um cão para os acompanhar, sempre será preferível a hipotecarem a autonomia profissional e/ou deixarem-na invadir sem um comentário.
Acordem ou desmontem!
Com amizade e já com graves faltas de paciência,
José Azevedo
PS: Sócrates inaugurou 7 km de maternidade, foi o comentário quando inaugurou o troço de autoestrada entre Vila Pouca e a A 4;
Estes intrusos vão inaugurar uma maternidade ambulante, numa ambulância desactivada e  cedida por sucateiro colaborante, na pedagogia médica. 
E as nossas parteiras são humilhadas desta maneira infame, sob a capa das boas acções e maneiras.
 E os nossos representantes legais sem imaginação  e com muito sono!
Uma desgraça nunca vem só.


INICIATIVAS DO ALUNOS DE MEDICINA < clique >

Sem comentários:

Enviar um comentário