terça-feira, 31 de maio de 2016

MERITO QUE NÃO É RECONHECIDO AOS ENFEERMEIROS EM PORTUGAL



Lembro-me da estratégia que usei para fazer uma triagem decente no S.Urgencia do Hospital de São João e da cara de espanto dos Médicos quando retirei da porta de entrada os Enfermeiros, aos quais os Médicos se estavam a colar e não havia lugar para os dois profissionais, foi a minha resposta.
Já tinha sido tentada uma possibilidade de os Médicos fazerem as triagens. Porém, como entravam na consulta sem se aperceberem da diferença entre consulta e triagem, entravam nas tão adoradas bichas, que tanto apreciam e que fazem com tanto primor.
Assisti à degeneração e aproveitamento dos manuais dos suportes de vida de aquém e de além, assim como do algoritmo de Mangester.
Mas a culpa de os Médicos se apossarem duma estratégia, que foi criada pelos Enfermeiros (não esquecer, que fui durante 11 anos, enfº. chefe do Serviço de Urgência do Hospital de São João), é exactamente dos Enfermeiros formados por não Enfermeiros que lhes incutem o medo da "complementaridade" e não gostam de ser responsáveis, cá em Portugal, do que deviam assumir, por inteiro, com vantagem para os utentes e para a Classe Enfermeira.
Mas lá fora de portas, libertos de tabus pouco racionais eis que mostram o seu real valor.
Fico muito contente com estes exemplos.
(José Azevedo)


QUEM SABE;SABE <prima aqui>

Sem comentários:

Enviar um comentário