terça-feira, 29 de agosto de 2017

UM EXEMPLO EXEMPLAR



UM EXEMPLO EXEMPLAR

NB: EXTRAÍMOS DUAS PÁGINAS PARA SE VER OS GRANDES EMPECILHOS: "ESCREVER CUIDADOS ENFERMEIROS", POR "CUIDADOS DE ENFERMAGEM" E ESSA INOVAÇÃO PERTURBOU. As caixas, à direita são as dúvidas e as nossas respostas estão a azul.
Perante a insistência nos "cuidados Enfermeiros", como se pode ver pelas caixas, resolvemos comparar com os"cuidados médicos".
A lógica é: se os Médicos prestam cuidados Médicos; os Enfermeiros prestam cuidados Enfermeiros.
Imagine-se o contrário: os Médicos prestam "cuidados de medicina" e os Enfermeiros prestam "cuidados de enfermagem", certamente que ninguém iria fazer perguntas.
O que seria se escrevêssemos: Os Enfermeiros prestam "cuidados médicos"  e ou os Médicos prestam "cuidados Enfermeiros".
Sendo a enfermagem uma abstração, que não age, prestando cuidados, por si; como a medicina é igualmente uma abstração, o que levou a comissão negociadora a fazer o reparo, numa expressão correta: cuidados enfermeiros ou do enfermeiro, do farmacêutico, do psicólogo?
Prometemos a explicação mais tarde acerca  da causa do reparo, nesta inovação linguística, que proíbe aos Enfermeiros usarem o seu nome nos cuidados que prestam e aos Médicos não!
Isto só prova, entre muitas coisas,  que os Enfermeiros têm andado distraídos, para as causas, aparentemente, pequeninas,  mas"causadoras" de coisas muitíssimo grandes.  Este exemplo é um bom exemplar para este caso que abordaremos mais tarde, com pormenor.

A FENSE,
Fernando e José

Sem comentários:

Enviar um comentário