segunda-feira, 23 de abril de 2018

A ORDEM APOIOU EM 2011 OS TAE-INEM


QUEM ERA A ORDEM DOS ENFERMEIROS, EM 2011?




EM 2011 A ORDEM ERA UM COMPOSTO DE ORDEM+FNOP+ESPÍRITO ESTALINISTA, QUE NÃO ENCONTRA PAZ, NO ALÉM TÚMULO, POR ISSO VAGUEIA PELO MUNDO EM CORPOS ABERTOS, PARA PERDIÇÃO DAS ALMAS, À ESPERA DE SER EXORCIZADO!

COMPARAR A ORDEM DE HOJE, COM OS IRRESPONSÁVEIS, PERANTE COISAS SÉRIAS, COMO, A VÍDA DE VÍTIMAS DE ACIDENTES, QUE CONTROLAVAM A ORDEM DOS ENFERMEIROS EM 2011, É PARAR NO TEMPO E NO MODO.

UM EXEMPLO ILUSTRADOR:
 Quando em 1972 fiz o meu batismo na senda internacional da Enfermagem, no congresso do CICIAMS, realizado em Madrid, ouvi os alunos de Enfermagem, nele participantes, como eu, proporem aos seus professores que, ao exporem uma teoria a acompanhassem com uma das suas experiências práticas. (Em Portugal seria e é impossível).
Pegando na deixa, vou dar um exemplo do tempo do bombeiral amigo, quando eu chefiava o Serviço de Urgências DO HOSPITAL DE SÃO JOÃO, onde passei 11 anos dos mais úteis da minha prática profissional.
Chovia e o piso estava escorregadio; o vento era fresco e não brando, potenciado com a deslocação do motoqueiro.
Para minimizar os efeitos do vento frio no peito, teve a infeliz ideia de vestir o casaco com os botões para as costas, que apertou.
Quis o destino que, numa curva, a mota escorregasse e caísse, na valeta, onde desmaiou, pois nem capacete levava, porque ainda não era obrigatório.
Chamados os bombeiros do pronto socorro, levantaram a vítima com os cuidados habituais e, com alguma dificuldade endireitaram-lhe a cabeça para estar alinhada com o casaco, entretanto, vestido ao contrário, para suster o vento, face ao peito, como se disse, acima.
Com os conhecimentos bombeirais, um dos socorristas referiu: enquanto tinha a cabeça virada para as costas, ainda respirava. Só deixou de respirar, quando lhe endireitei a cabeço.
Esta lição serviu para eu concluir: se andares de mota, não tires o vento do peito, com as costas do casaco, pois, em caso de acidente, pode haver quem te socorra, virando-te o rosto para o lado dos botões do casaco.
São estes fenómenos que a Ordem dos Enfermeiros deve acautelar, mesmo que, ao espírito estalinista seja útil, fabricar à pressa, uns socorristas, piores do que os acidentes, porque podem matar mais do que os acidentes.
Bem desperdiçado foi o elogio que Cunha Ribeiro, então Presidente do INEM, recebeu  dos seus colegas d'além fronteiras, por ter tido a ideia feliz de montar o INEM sobre os Enfermeiros.
Enquanto não destruiram essa ideia brilhante, não descansaram.
Para quê mais palavras...
José Azevedo


 Post Scriptum:

Estava a correr o taipal para fechar a montra e oiço gritar; estou vivo, estou vivo, não me matem!...

ESTOU VIVO, NÃO ME MATEM<CLICAR>

VALE MAIS TARDE DO QUE NUNCA<CLICAR>

Sem comentários:

Enviar um comentário