sábado, 14 de julho de 2018

URGÊNCIAS ENTREGUES A APRENDIZES



NÃO CULPEM O D. ADALBERTO DE TUDO;

ESTA DAS URGÊNCIAS FICAREM ENTREGUES AOS MAÇARICOS, ENQUANTO OS SÁBIOS VÃO GANHAR O DELES, NOS CONSULTÓRIOS E OU NAS PRIVADAS, JÁ VEM DE MUITO LONGE, TÃO LONGE QUE NÃO SEI JÁ QUANTO.
SE FOSSEM VER A VERDADEIRA CAUSA DOS EMPATAS, QUE ENTOPEM AS URGÊNCIAS, POR FALTA DE DECISÃO DESPACHANTE, VERIAM QUE, EM GRANDE MEDIDA, RESIDE NAS BALDAS DOS RESPONSÁVEIS QUE DEIXAM OS INFORTUNADOS APRENDIZES A APRENDEREM MAUS VÍCIOS E A NÃO DESPACHAREM QUEM ACORRE ÀS URGÊNCIAS, PORQUE JOGAM NO CLUBE DA "MEDICINA DEFENSIVA".
QUANDO UM CONHECIDO E PRESTIGIADO MÉDICO INVENTOR DO TERMO "EMERGENCISTA", PROCURAVA APOIO PARA A SUA CRIAÇÃO, PROPÔS A IDA DO DR. COSTA MAIA À AUSTRÁLIA, PARA VER COMO ERA, DE ONDE REGRESSOU ESPANTADO E CALADO, PORQUE, IMAGINEM:
NAS URGÊNCIAS DE MELBERNE E SIDNEY, POR ONDE ESTEVE, SÓ ESTAVAM EM PRESENÇA FÍSICA E CONSTANTE, OS ENFERMEIROS. OS MÉDICOS, INFORMARAM-NO, SÓ COMPARECIAM SE OS ENFERMEIROS OS REQUISITASSEM. E QUANDO CHEGAVAM AO SERVIÇO, JÁ TINHAM OS SINISTRADOS PREPARADOS PARA A SUA INTERVENÇÃO MÉDICA.
NÃO VENHAM ARGUMENTAR QUE OS ENFERMEIROS AUSTRALIANOS SÃO MAIS COMPETENTES DO QUE OS PORTUGUESES, PORQUE EM PORTUGAL, QUEM DISSE QUE AS URGÊNCIAS ESTAVAM NA MÃO DOS APRENDIZES, NÃO FOI CAPAZ DE VER MELHOR, OU SEJA; ESTÃO NA MÃO DOS ENFERMEIROS, A QUEM NINGUÉM RECONHECE ISSO; ATÉ ELES PRÓPRIOS NEM SE DÃO CONTA DISSO, NEM REIVINDICAM ESSE ESTATUTO.

SIMPLESMENTE, NA AUSTRÁLIA, OS MÉDICOS RESPONDEM NUM TEMPO, PREVIAMENTE ESTABELECIDO, QUE RESPEITAM, CUMPRINDO, AO CHAMAMENTO DOS ENFERMEIROS; EM PORTUGAL, SÓ VÊM DESPACHAR, QUANDO ACABAM A SUA TAREFA PRIVADA. POR ISSO ASSISTIMOS AOS ESPECTÁCULOS DESTINADOS A DAR NAS VISTAS PARA EVIDENCIAREM CARÊNCIAS FICTÍCIAS.
SE OS VOLUNTÁRIOS QUE ANDAM ETERNAMENTE A REESTRUTURAR O SNS, QUE FAZEM LEMBRAR O VÉU DE PENÉLOPE (QUE DESFAZIA DE NOITE O QUE FAZIA DE DIA, À ESPERA DO ULISSES, SEU LEGAL ESPOSO...), SE LEMBRAM DE OLHAR PARA AS VERDADEIRAS CAUSAS DAS APARÊNCIAS, ONDE ESBARRAM, A ASSISTÊNCIA NAS URGÊNCIAS VAI SEGUIR OS EXEMPLOS COMO O AUSTRALIANO. AI VAI, VAI...
É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE O D. ADALBERTO NOS BLOQUEOU, NO SEU MINISTÉRIO, PARA NÃO VIOLARMOS A INOCÊNCIA DOS "PUROS" DE ESPÍRITO, QUE POR LÁ PEREGRINAM. SE É QUE HÁ PUROS NESTA COISA...
José Azevedo (enfº chefe do serviço das urgências do Hospital de São João de 1965 a 1976)


Sem comentários:

Enviar um comentário