sexta-feira, 14 de agosto de 2015

E ESTA HEIN...



A Ordem dos Enfermeiros
suspende uma coisa que já estava suspensa.
A direção da Ordem anterior tinha como principal fim a formatação dos jovens Enfermeiros numa certa ideologia, ainda por cima, a mais cerrada, das que se conhecem, na nossa República Portuguesa.
Os MDP/PCP criavam um problema de bloqueio insolúvel, com os meios naturais, que estão ao nosso alcance.
Demonstrava, acima de tudo, que aqueles Colegas nunca encontraram o verdadeiro estatuto duma Ordem Profissional. Muito menos duma Ordem Profissional para Enfermeiros.
A culpa não é só deles; é bem mais de quem os elege, primeiramente, para se lamentar e os crucificar, depois.
Não podemos esquecer certos níveis de dependência, que são muito falados, mas pouco praticados. Por exemplo, ao falarem de autonomia, retiram-nos mais um poco dela. Ver o Enfermeiro da Família no art.º 5º... e consultar esse texto neste blogue, onde está a nossa posição.
E não devemos confundir uma Ordem recente "tineijar", com praças velhas, na matéria, como é o caso de outras Ordens, onde os "ratos velhos" abundam.
Estamos numa altura de candidaturas a esta Ordem, a nossa.
Seria bom que os que não percebem nada do que é esta Coisa, não se estivessem a perfilar para poderem ser eleitos e ainda mais inúteis dos que os que por lá têm passado e que têm transformado as oportunidades em oportunidades perdidas.
Têm sido exímios representantes por isso passam mais tempo a viajar do que a estudar os problemas que parece não conhecerem nem valorizarem, cá dentro, no país.
Num ou noutro caso, por falta de imaginação própria tentam secundar os Sindicatos, herança deixada aos vindouros, pela D. Augusta, que nunca deu mostras de saber o que era uma coisa e a outra coisa, porque as desconhecia a ambas em partes rigorosamente iguais.
O direito consuetudinário, essência duma Ordem Profissional, é coisa que nem é, sequer imaginada na nossa Ordem.
Os Cuidados Primários são um bom exemplo do comportamento atípico da nossa Ordem perante as humilhações dos nossos bons Enfermeiros, nessa área.
Era preciso arreganhar os dentes e, eventualmente, morder. Mas não é com desdentados que se faz isso.

Na base da criação da Ordem dos Enfermeiros esteve a APEE, que foi presidida, durante muitos anos, por Marília Viterbo de Freitas.
Faleceu a 12 de Agosto de 2015.
O seu funeral realizou-se ontem.
Aqui deixamos os nossos pêsames aos familiares e amigos e que descanse em paz.




ORDEM DOS ENFERMEIROS SUSPENDE O JÁ SUSPENSO <clique aqui>

Post Scriptum (PS) Reparem que nesta notícia a complementaridade é tão isso que já só há COMUNIDADE MÉDICA... e esta hein!
Para o que uma mãe cria um filho...
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário