domingo, 25 de outubro de 2015

FORMAÇÃO EM SUTURAS - 28 NOVEMBRO 2015



Formação para Enfermeiros certificada pela DGERT, em Lisboa.

Valores de inscrição: Sócios: 35 € e Não sócios: 50 €.

Aproveite esta oportunidade para adquirir novas competências e mais habilidade.
O lugar que o saber ocupa é minimo e compensador.


NB: Lembro a propósito;
numa tertúlia nocturna duma determinada escola de Enfermeiros, talvez para agradar aos professores uma finalista afirmou: « no seu Sindicato estão fazer cursos ilegais».
Quais são eles? quis saber.
São cursos de suturas, porque são um "acto médico".
 Caro finalista, a sua condição de aluno finalista não lhe permite saber que a maior parte dos cirurgiões, muito, pouco,nada ilustres da nossa terra, foram ensinados a suturar por Enfermeiros.
E veio-me à memória uma das correcções que fiz, quando estive uma década a chefiar a Enfermagem do Serviço de Urgências do HSJoão.
Além de ser essa a prática com os jovens Médicos, reparei que a seda atraumática, que usavam era a das vísceras agulhas "round", quando havia seda atraumática com agulha lanceolada ou própria de furar a pele sem ser precisa a anestesia, tal a facilidade e rapidez com que se fazia a sutura, bem menos traumatizante do que a novocainização do meio a coser.
Também fazia um tempo parcial no posto médico de  Sandim, onde introduzi as referidas agulhas, que os armazéns das Caixas de Previdência já possuíam.
O funcionário que devia aviar uma requisição que lhe fiz, pôs-se a jogar o sério com a prateleira onde tinha o material que requisitei, como que imitando um boi a olhar para um palácio.
Como estava com pressa tive de lhe apontar o que pretendia o que para um burro foi muito ofensivo, pois tive de lhe acrescentar que tinha perdido uma boa oportunidade de aprender a conhecer o material, que tinha de fornecer a quem o requisitava.
E queixou- se de mim à chefe de posto, autoridade máxima da coisa, que teve de levar a minha atitude ao diretor clínico, por sinal um professor da faculdade de medicina do Porto que começou por dizer, lendo os elogios que o Médico de Sandim fazia à minha habilidade, para suturar:
«Se o doente tiver um traumatismo craniano e você o suturar, está a esconder uma fratura que pode ser grave
Tenho que explicar duas coisas sr. Professor:
 1 - para esconder uma fratura de cranio com a sutura é preciso que a ferida seja na cabeça e nem todas são aí.
2 - Como trabalho na Urgência do HSJoão sei quais são as recomendações  de possíveis sintomas que se fazem aos sinistrados que têm pequenas feridas, pois o disfarce é tão completo que nem rapo os cabelos nem aconselho os Enfermeiros a fazê-lo, pois até, nem ponho penso para evitar caldos de cultura. Se houver necessidade de abordar a ferida cortam-se os pontos, sr. Director Clínico!
Esta foi uma discussão de académico para académico, pois considerava o meu posto como meio experimental das melhores técnicas.
Aqui estão breves estórias de quem tenha dúvidas de que as suturas são acima de tudo práticas de Enfermeiro.
Com amizade,
José Azevedo.


Sem comentários:

Enviar um comentário