sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MÉDICOS PAGOS À PEÇA, CASO A GRIPE ATAQUE

Para garantir urgências, médicos vão ser pagos por doente observado

O pagamento por doente observado pode compensar face ao pagamento por hora e atrair mais médicos necessários à urgência do Hospital Amadora-Sintra.

DR
PAÍS AMADORA-SINTRAHÁ 7 HORAS
Para colmatar a maior afluência de doentes à urgência durante o período da gripe, o hospital Amadora-Sintra decidiu pagar aos médicos conforme o número de doentes observados, em vez de pagar à hora.
O objetivo é garantir escalas reforçadas, atraindo os clínicos necessários para dar resposta ao aumento da procura dos serviços hospitalares no inverno e consequente aumento das horas de espera.
Segundo o hospital, contactado pelo Diário de Notícias, está ainda previsto o aumento das camas disponíveis, “reforço da renumeração ou o recurso a médicos de família” para evitar situações de rutura como aquelas que foram registadas no ano passado.
Apesar de admitir que este é um " tipo de pagamento que pode ser explorado, porque facilita a contratação de médicos”, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva admite que possam surgir "perversidades".
"Não acredito que um médico queira atender um doente rapidamente só para ganhar mais uns euros”, disse. Mas podem ceder à tentação de "chamarem mais os doentes menos graves e mais rápidos. É por isso que têm de ser definidas regras para que o modelo seja exequível”.
Fonte da unidade hospitalar garante que as medidas estão dentro da legalidade e “podem nem ser necessárias caso haja uma época de gripe sem grandes problemas”.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Médicos poderão receber entre oito e 35 euros por doente atendido

A medida anunciada ontem revelou-se controversa mas o hospital Amadora-Sintra garante que está dentro da lei e que conta com a concordância do ministério da Saúde.

DR



Cada doente atendido na urgência do hospital Amadora-Sintra poderá garantir o pagamento de entre oito e 35 euros ao médico que o observar.
Para colmatar a maior afluência de doentes à urgência durante o período da gripe, o hospital decidiu pagar aos médicos conforme o número de doentes observados, em vez de pagar à hora, mas ainda não se sabia com que critério.
Segundo avança hoje o Jornal de Notícias, o pagamento será determinado de acordo com a pulseira atribuída aos doentes na triagem e quanto mais grave a sua condição, mais elevado será o valor a receber pelo médico.
Segundo a documentação a que o jornal teve acesso, por cada decisão clínica referente a um doente com pulseira azul ou verde o médico recebe oito euros, por cada doente com pulseira amarela recebe 12 euros, com pulseira laranja 16 euros e com pulseira vermelha 20 euros.
Durante a noite e ao fim de semana, os valores a receber são mais elevados: 14 euros por cada doente com pulseira azul ou verde, 21 euros por cada doente com pulseira amarela, 28 euros para a pulseira laranja e 35 euros para a pulseira vermelha.
O objetivo é garantir escalas reforçadas, atraindo os clínicos necessários para dar resposta ao aumento da procura dos serviços hospitalares no inverno e consequente aumento das horas de espera.
{NB:
Colegas Enfermeiros,
O método eleito vai trazer-vos alguns problemas, dado que é a cor que vai determinar o pagamento e quem vai atribuir a pulseira colorida é o Enfermeiro, na triagem...
Vamos assistir: 
1ª fase combater a triagem feita pelos Enfermeiros; defeitos em cima de defeitos, erros em cima de erros...
2ª fase, vão requerer mais pulseiras vermelhas, que são os mais bem pagos, para justificarem o atendimento imediato;
3ª fase, se todas as pulseiras forem vermelhas anulam-se as prioridades;
Se forem maioritariamente vermelhos as prioridades não funcionarão.
4ª fase, é uma das melhores oportunidades para os Enfermeiros mostrarem o seu mérito e competência, que devem aproveitar.
O aviso está feito e oxalá esteja a ser demasiado prevenido e preventor}.
<<<<<<<<<>>>>>>>>

Eis aqui, uma medida estimulante, para combater a gripe e não só.

Imaginem, aqui e agora, nos CS dos Cuidados Primários; se usassem avenças ou convenções com Médicos particulares, pagos à peça e por consulta dos enviados pelos Enfermeiros, como usam já para outras especialidades médicas (ORL,Oftalmologia
Radiologia...) para os ditos Médicos de Família, reminiscência do falecido joão Semana, a cavalo no seu burro, quanto dinheiro se poupava, até para reduzir o fenómeno que nas igrejas se chamam ratas de sacristia e, neste caso (talvez hipocondríacos, não?)
Que irá dizer a isto o "Senhor De Pombal!?"


Que irá dizer a isto o "Senhor De Pombal!?"

Com amizade,

Sem comentários:

Enviar um comentário