quinta-feira, 23 de agosto de 2018

COMUNICADO AOS ENFERMEIROS E COMUNICAÇÃO SOCIAL



Comunicado aos Enfermeiros e Comunicação Social

Aos 22m dias do mês de Agosto a FENSE reuniu com:

1 – A comissão negociadora tripartida:
Governo (Ministério das Finanças e da Saúde), representantes das EPE, representantes da FENSE.
2 – Foi feito o ponto da situação e reafirmada a continuação das negociações da FENSE sobre a proposta de ACT, ao abrigo dos art.º 22º do DL 248/2009 de 22 de Setembro. A próxima reunião será 5 de setembro p.f.
3 – Já estão negociadas 12 cláusulas onde se estipula a natureza e âmbito do ACT;
3.1 – Rejeição do ferrete da complementaridade, impróprio de licenciados e, ainda por cima regulados por uma Ordem Profissional.
3.2 – Fixação de 3 categorias de carreira;
3.2.1 – Enfermeiro;
3.2.2 – Enfermeiro Especialista;
3.2.3 – Enfermeiro Diretor, de unidade, de conjunto de unidades, de instituição.
4 – Participamos numa reunião pelas 17h45 sob a iniciativa da Ordem dos Enfermeiros, para se tentar sentar os seis Sindicatos de Enfermeiros, agrupados em 2 mesas negociais:
4.1 – A FENSE (SIPE, SE SINDEPOR E ASPE)
4.2 – A CNESE (SEP e SERAM).
5 – O SEP mantém a sua posição e indisponibilidade para se sentar na mesa única e a negociar proposta única;
5.1 – A FENSE, enquanto tal, não participará em mais reuniões de conjunto, para evidenciar divergências ou dar a falsa imagem pública de quem tutela o processo negocial, para evitar os abusos de confiança de 2009, que resultaram na destruição da carreira de Enfermagem e da criação de 2 Diplomas (247 e 248/2009 de 22 de setembro, ambos), para a mesma Enfermagem a trabalhar nos mesmos locais.
5.2 – Só a criação de mesa comum leva a FENSE a reuniões definidoras de princípios comuns, que são incomuns, afinal.
6 – A greve decretada por 4 Sindicatos (SEP, SERAM, ASPE e SINDEPOR), tem o mesmo apoio dos outros 2 Sindicatos (SE e SIPE), fundadores da FENSE, que aqueles 4 Sindicatos anteriores tributaram ao SE e SIPE, na greve de 13 a 17 de Agosto.
6.1 – Mas, como reatamos as negociações, da proposta de ACT, que um chefe de gabinete, por conta sabe-se lá de quem e para quê, tinha suspendido, e posto em causa um ano de negociação, o nosso apoio moral à declaração de greve do grupo dos 4, tem de ter uma causa específica e evidente, já que não conhecemos, no momento, o suposto motivo da declaração da greve (20-21-set), com esta antecedência.
Finalmente, estejam atentos, todos aqueles que se interessam por estas matérias, porque SE e SIPE, colheram os apoios de que necessitam, para levarem a bom porto as negociações da proposta de ACT, de 16/08/2017.
Saudações Sindicais,
O porta-voz da FENSE – José Azevedo

<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PROPOSTA É DA FENSE E A CONTRAPROPOSTA IMAGINÁRIA VAI PARA OS QUE NÃO TÊM PROPOSTA E ESPERAM UMA ESMOLINHA DO GOVERNO <CLICAR>

E MAIS 4 DOS SEM RUMO NEM PROPOSTA <CLICAR>

NB: POR TUDO ISTO SE PODE VER O GRAU DE ESTABILIDADE DE SE E SIPE, QUE NÃO DESVIA DO RUMO TRAÇADO NEM SE DISTRAI COM AQUELAS MANOBRAS DE DIVERSÃO.
A PORTA ESTÁ ABERTA PARA QUEM QUISER PARTICIPAR NA PROPOSTA DA FENSE 16.08.2017, MAS NÃO A QUALQUER PREÇO, POIS OS APOIOS DA CLASSE SÃO EVIDENTES SEM TERMOS DE PACTUAR COM PSEUDO-UNIÕES DESUNIDAS.
José Azevedo




Sem comentários:

Enviar um comentário