segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PARE-ESCUTE-OLHE A ORDEM ENFº

Profissão ainda é desconhecida

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2013 | Por JM




Se perguntarmos ao cidadão comum o que faz um enfermeiro, teremos as mais diversas respostas, baseadas na perceção de cada um tem acerca do papel social do enfermeiro.
A maior parte das respostas situa-se certamente naquilo que é mais visível, ou seja o trabalho em contextos multiprofissionais, em que o enfermeiro está integrado em equipas de saúde, tais como o enfermeiro na emergência pré-hospitalar e hospitalar, o enfermeiro em cenário de catástrofe ou de missões humanitários, o enfermeiro na sala de operações ou na sala de partos, o enfermeiro na visitação domiciliária, na saúde ocupacional, na saúde escolar, no desporto, na reabilitação ou simplesmente vêem o enfermeiro na execução de procedimentos técnicos específicos…
Sim, onde há necessidades em saúde …está um enfermeiro, estamos na prática em vários contextos, o que leva a que raramente o cidadão saiba responder a esta pergunta:
O que faz efetivamente um Enfermeiro?
Se perguntarmos a um cidadão que já esteve em situação de necessidade direta ou indireta de prestação de cuidados de Enfermagem, então teremos respostas surpreendentes e muito mais próximas da compreensão da disciplina de Enfermagem, vejamos:
É ao enfermeiro que digo aquilo que não consigo dizer a ninguém…
É ao enfermeiro que peço para me explicar melhor aquilo que não percebi…
É o enfermeiro que fica quando todos já foram…
É com ele que posso expressar a minha dor…e chorar
É ele que me segura a mão até adormecer…
É com ele que posso expressar a minha revolta…e até gritar
É ele que a sabe a visita que eu quero ou não ter…
É ele que me dá o comer na boca…que me muda o soro…e a fralda
É ele que me segura a cabeça e me ampara, quando estou a vomitar…
É ele que toca no meu corpo desprotegido e frágil…para me ajudar a banhar e a vestir
É ele que diz, não tenha vergonha, tem de expelir esses gases, não se preocupe com o cheiro …é natural.
É ele que fica, quando tantos fogem, quando me sinto a morrer…
É ele que me dá esperança, é ele que me dá qualidade de vida e conforto…quanto tudo à minha volta escureceu…
É ele que olha para mim e sabe exatamente o que pode acontecer …e monitoriza-me constantemente os meus sinais vitais, o meu estado de consciência, o meu dormir, o meu aborrecimento e revolta,no meu humor e até os meus afetos…
É ele que sabe prevenir uma infeção associada aos cuidados de saúde pelo simples gesto de lavar as mãos…mas que é capaz de lidar com tecnologia complexa de suporte de funções vitais, tais como ventilação assistida, hemodiálise e outros.
É o Enfermeiro que olha para mim e sabe ver aquilo que não digo…
Pois como dizia Saint Exupery : “o essencial é invisível aos nossos olhos”
Sim, todos nós somos diferentes e reagimos de forma diferente. Cada ser humano tem o seu projeto de saúde e cabe ao Enfermeiro conhecê-lo, para melhor cuidar.
Sim, é pena que alguns… só reconheçam o verdadeiro valor da Enfermagem, quando passam a ver a vida na perspectiva horizontal de um leito. 
A saúde e a doença são um contínuo que vai muito para além da doença de um órgão, é todo um ser humano em interação sistemática com o meio que o rodeia, na busca do equilíbrio num “continuum”, dependência/Independência na individualidade de cada ser humano.
Sim, podemos ter dois utentes com o mesmo motivo de procura de cuidados de saúde, a forma como cada um reage ao seu estado de saúde e doença é diferente, nessa diferença situa-se o trabalho do Enfermeiro. 
O Diagnóstico de Enfermagem é a chave para a elaboração de um Plano de Cuidados de Enfermagem individualizado. É da assertividade desse processo de decisão clínica que são determinadas as acções de Enfermagem, que são explicadas e validadas com o utente antes da sua execução.
Tudo isso, visa atingir Cuidados de Enfermagem de Qualidade assentes na satisfação do utente, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no conforto, no bem-estar e na readaptação funcional, através do ensino, do treino de competências, da mobilização de mecanismos de coping, da disponibilidade permanente e da mobilização de competências específicas gerais e especializadas da disciplina de Enfermagem.
Os Enfermeiros são pilares dos serviços de saúde…
É isto que é a Enfermagem, é esta complexidade que faz da Enfermagem uma das profissões mais difíceis, mas ao mesmo tempo mais importantes na sociedade, sendo os enfermeiros considerados por muitos, como pilares fundamentais nos serviços de saúde.
Esta complexidade de cuidados e contextos são características desta profissão. Isso, exige a aprendizagem de competências muito específicas que se iniciam com a Licenciatura em Enfermagem, e continuam ao longo de toda a vida profissional, com uma formação e prática profissional contínua. 
Uma prática assente em evidências de investigação, que são um dos motores do desenvolvimento profissional. Uma prática organizada por gestores em Enfermagem cuja missão principal terá de ser sempre a Segurança e Qualidade dos Utentes.
Depois de tudo isto pergunto-lhe:
Consegue imaginar como seria o mundo sem Enfermeiros?
Certamente que não, pois não há qualidade em saúde sem Enfermeiros!
A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, na defesa intransigente dos direitos dos Cidadãos a Cuidados de Saúde e de Cuidados de Enfermagem de Qualidade na RAM, faz um forte apelo à classe política…
A saúde apesar de ter custos é um bem sem preço, contratar enfermeiros não é um custo é sim um investimento com retorno certo!
Façamos acontecer…

O Presidente do Conselho Diretivo 
da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros
Enf. Ricardo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário