segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MÉDICO A DORMIR NA URGENCIA, ONDE ESTÁ O ESPANTO!




NB: Há espantos que adquirem o título do insólito, porque há quem desconheça que os hospitais são obrigados a terem dormitórios para os Médicos de Urgência dormirem, ficando os "massaricos" de castigo, a fingir de Médico.
Depois, vem o Sr. de Pombal, DR. José Manuel Silva dizer que os Médicos se cansam a fazerem 24 horas de serviço seguidas...
E há ingénuos,que acreditam!
As ditas 24 horas de serviço seguidas, são na grande maioria, maior do que o desejado, são a semana de trabalho, para fazer as 24 horas de urgências, nas quais estão incluídas as consultas e uma cirúrgia, se for cirurgião, ficando o resto da semana; para passar e andar, para outro rumo...
Quando fui chefe do Serviço de Urgência(s)do HSJoão (de 1966 a 1976) havia na sala de pausa médica um daqueles sofás com cabeçeira, como os que os Imperadores Romanos usavam para se deitararem, com o cotovelo apoiado, que era usado pelo referido "massarico" repousar, pois os aposentos dos seus colegas, eram no 7º andar, onde dormiam, placidamente.
Como aquele "castigado" e aprendiz, não podia dormir, quando fazia de Médico, resolvi partir uma pata de suporte, ao sofá, a do lado da parede.
Resultado, quando o "internado" resolvia deitar-se o sofá caía, porque o seu fim era permitir estar o seu utente, sentado, e só.
E lá vinha, de manhã, a reclamação e pedido de arranjo do sofá, que, discretamente, eu desarranjei, adequando-o ao seu uso próprio; isto aqui, para nós.

Será que, um dia, os defensores do trabalho, em equipa, vão determinar horários de equipas Médicas e de Enfermeiros, com a mesma duração?
E se isso fosse verdade, e possível, omo iriam testar a nossa estupidez, que permite estes abusos?

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário