segunda-feira, 25 de março de 2013

OS REGULAMENTOS INTERNOS


Acabámos de ver mais um dos pedações de regulamentação de Centro Hospitalar E.P.E, versão corrigida para pior dos Centros Hospitalares SA. O nojo que nos mete o saloiismo bacoco, desta gente que não faz nada, mas rigorosamente nada, sem os Enfermeiros, a render-se à horda de gestores, para nos humilharem (tentarem humilhar), também estes incapazes de fazerem o que quer que seja de útil, sem as orientações dos Enfermeiros, dá para vomitar em cima dos regulamentos que estão a produzir, na tentativa de marginalizarem os Enfermeiros, os que mais do que todos eles, estão por direito pleno, nos hospitais, a produzirem 80%, senão mais do que de verdadeiramente valioso se faz nos Hospitais.
Quem não se lembra do “Quimigalo”, feito ministro da saúde, mais um que CC influenciava com as suas lérias, e a mania que lhe ficava de não perceber por que é que o diretor de serviço não era único e não era ele que decidia sobre todas as coisas do seu serviço. Só que não sabia o que é ser diretor num profissional a fazer o seu percurso do liberal para o funcional.
Os americanos, onde o outro foi fazer o seu curso de economia para a saúde têm Enfermeiros como diretores de serviços e de hospitais, porque lá não se brinca aos objetivos nem às doutorices corporativistas.
Depois vieram os cursilhos de gestão feitos por bancários na reserva, com a chancela OM. A seguir a esses fenómenos, veio o deslumbramento dos ignorantes, que confundem organigramas com “organogramas”, com as novas formas de subsumirem tudo que se passa à sua volta, no seu bolo.
Começam a arenguice do regulamento falhado por falar nas equipas multidisciplinares para, seguidamente, inventarem comissões de apoio, que dividem pelos recém-chegados, provavelmente esperançados que os Enfermeiros vão servir de pau-de-cabeleira aos intrusos.  
Está na hora de os Enfermeiros darem o golpe final nesta marginalização oportunista, de que estão a ser vítimas, movida por interesses mal esclarecidos, que não pretendemos esclarecer, porque há outros com maiores responsabilidades do que nós e que conhecem as causas destas coisas.
Estes convencidos podem ter a aparência mas a essência está com os Enfermeiros.
   






Sem comentários:

Enviar um comentário