quinta-feira, 28 de março de 2013

Saúde 21 - META 1


SAÚDE 21
As consequências Políticas da Declaração de Munique para as Reformas do SNS
A política de Saúde para a Região Europeia da OMS, no Século 21:
- Alcançar um potencial de saúde para todos;
- Reforço dos Cuidados de Saúde Primários;
- Serviços orientados para a comunidade e para a família.
Saúde para todos: 21 Metas da OMS.
META 1
«Solidariedade para a Saúde na Região Europeia
No ano de 2020 a desigualdade nos níveis de saúde entre estados membros da Região Europeia deverá estar reduzida em, pelo menos, um terço (1/3).»

Vamos dar inicio à publicação destas 21 metas para que os Enfermeiros que as não conhecem passem a comparar como estamos afastados das directrizes que a OMS traçou para a Região Europeia, que integramos.
Não é preciso fazer grandes críticas, pois são metas que falam por si, numa linguagem bastante acessível e universal.
Até podemos ver quem é que tem estado a subsumir o papel dos Enfermeiros e a transformar Cuidados de Saúde num amplo consultório, como se de consultas vivesse a Saúde da Comunidade e não de cuidados adequados por Enfermeiros às necessidades.
Vamos publicar o que os Enfermeiros e não só precisam de saber.

META 2

EQUIDADEE NA SAÚDE

«No ano 2020 a desigualdade de saúde entre grupos sócio-económicos de cada país deverá ser reduzida para, pelo menos, um quarto (1/4), em todos os Estados Membros, da Região Europeia, através de uma melhoria substancial do nível de saúde de grupos desfavorecidos».

META 3

INICIO DE VIDA SAUDÁVEL

«No ano 2020, todos os recem-nascidos e crianças até à idade pré-escolar deverão ter uma melhor saúde, assegurando um início de vida saudável.»

META 4

SAÚDE PARA OS JOVENS

«No ano 2020 os jovens da Região Europeia deverão ser mais saudáveis e mais capazes de atingir os seus papéis na sociedade ».


META 5

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

«No ano 2020 as pessoas com mais de 65 anos deverão ter a oportunidade de gozar em pleno o seu potencial de saúde e ter um papel social activo».


META 6

MELHORAR A SAÚDE MENTAL

«No ano 2020 o bem estar psicossocial deverá estar melhorado e deverão estar disponíveis e acessíveis melhores serviços para pessoas com problemas de saúde mental».


META 7

REDUZIR AS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

«No ano 2020 os efeitos adversos das doenças transmissíveis deverão ser substancialmente diminuídos, através de programas para erradicar doenças infecciosas com importância para a saúde pública».


META 8

REDUZIR AS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

«No ano 2020 a morbilidade, Incapacidade e Mortalidade precoce relacionadas com as principais doenças crónicas deverão estar reduzidas aos mais baixos níveis, em toda a Região».


META 9 

REDUZIR AS LESÕES RESULTANTES DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA

« No ano de 2020 deverá haver uma diminuição significativa e substancial das lesões, incapacidades e mortes resultantes de acidentes e violência».


META 10

AMBIENTE FÍSICO SAUDÁVEL E SEGURO

«No ano 2015 as pessoas deverão viver num ambiente físico mais saudável com uma exposição a contaminantes prejudiciais à saúde a níveis que não excedam os padrões acordados internacionalmente».


META 11

VIVER MAIS SAUDÁVEL

«No ano 2015 as pessoas das diferentes sociedades deverão adoptar estilos de vida mais saudáveis».


META 12

REDUZIR OS MALEFÍCIOS DO ÁLCOOL, DROGAS E TABACO

«No ano 2015 os efeitos adversos resultantes do consumo de substâncias aditivas tais como tabaco, álcool e drogas psicoactivas deverão estar significativamente reduzidos».


META 13

ESTRUTURAS PARA A SAÚDE

« No ano 2015 as pessoas deverão ter maior oportunidade de viver em ambientes saudáveis em casa, na escola, no local de trabalho e na sua comunidade».


META 14

RESPONSABILIDADES MULTISECTORIAIS PELA SAÚDE

« No ano 2020 todos os sectores deverão ter reconhecido e aceite a sua responsabilidade na saúde».


META 15

SECTOR DA SAÚDE INTEGRADO

« No ano 2020 as pessoas deverão ter melhor acesso aos cuidados de saúde primários orientados para a família e comunidade e suportados por um sistema hospitalar flexível e responsável».


META 16

GERIR PARA A QUALIDADE DOS CUIDADOS

« No ano 2020 os Estados Membros deverão garantir que a gestão do sector de cuidados de saúde, desde os programas baseados na saúde da população, até cuidados individuais ao doente no hospital, está orientada para resultados de saúde».


META 17

FINANCIAR SERVIÇOS DE SAÚDE E MOBILIZAR RECURSOS

« No ano 2010 os Estados Membros deverão ter um financiamento sustentado com mecanismos de mobilização de recursos e serviços de cuidados de igualdade de acesso, co-eficácia, solidariedade e optimização de qualidade».


META 18

DESENVOLVER RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE

« No anos 2010 todos os Estados Membros deverão garantir que os profissionais da saúde e os profissionais de outros sectores terão adquirido conhecimentos, atitudes e perícias para proteger e promover a saúde».


META 19

INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO PARA A SAÚDE

«No ano 2020 todos os Estados Membros deverão ter informação resultante de investigação e sistemas de comunicação que sustentem mais bem a aquisição, utilização eficaz e disseminação do conhecimento para apoiar a saúde para todos».


META 20

MOBILIZAR OS PARCEIROS PARA A SAÚDE

«No ano 2005 a implementação de políticas de saúde para todos deverá comprometer indivíduos, grupos e organizações, através dos sectores público e privado e sociedade civil, em alianças e parcerias para a saúde para todos».


META 21

POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE SAÚDE PARA TODOS

« No ano 2010 os Estados Membros deverão ter e estar a implementar políticas de saúde para todos a nível nacional, regional e local, sustentadas por estruturas institucionais adequadas, processos de gestão e lideranças inovadoras».


ÁREAS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIAS:

- CICLO VITAL E FAMÍLIA,
- FACTORES DE RISCO E FACTORES PROTECTORES,
- PROBLEMAS ESPECÍFICOS,
- MEIO AMBIENTE.


O ENFERMEIRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA


« Através da detecção imediata asseguram que os problemas de saúde das famílias sejam tratados em estádios iniciais.

- Com o seu conhecimento das questões sociais, institucionais e de saúde pública, podem identificar os efeitos dos factos sócio-económicos  na saúde familiar e referenciá-los para a instituição adequada.

- Podem facilitar a alta precoce do hospital através da prestação de cuidados no domicílio (continuidade de cuidados) e podem actuar  como elo de ligação entre família e o médico de saúde familiar, substituindo o médico nas situações em que as necessidades identificadas são da natureza relevante para a actuação do Enfermeiro.

- O Enfermeiro responsável por um grupo bem definido de famílias deverá ajudar os indivíduos e as famílias a adaptarem-se à doença e incapacidade crónica, ou durante os períodos de stress, e utilizar a maior parte do seu tempo de trabalho no domicílio dos utentes e junto das famílias destes.

- Estes Enfermeiros fazem aconselhamento relativamente aos estilos de vida e aos factores de risco comportamentais, bem como assistem as famílias em assuntos relativos à saúde

SAÚDE 21 

DECLARAÇÃO DE MUNIQUE:

- Um Compromisso dos Políticos;

-Um Desafio para os Enfermeiros

UM COMPROMISSO DOS POLÍTICOS:

- Para garantir a participação dos Enfermeiros a todos os níveis do sistema de saúde;
- Para vencer os obstáculos ao recrutamento de mais Enfermeiros;

- Para desenvolver incentivos económicos e de oportunidades de carreira;

- Para criar oportunidades para que Enfermeiros e Médicos estudem em conjunto na formação inicial (tronco comum) e nas pós graduações;

Para estabelecer programas e serviços de Enfermagem comunitária;

- Para estabelecer programas e serviços de Enfermagem comunitária centrados na família, incluindo quando apropriado o Enfermeiro der Saúde Comunitária;

- Para reforçar o papel dos Enfermeiros em Saúde Pública: estratégias globais de planeamento de efectivos e existência de enquadramentos legislativos a todos os níveis dos sistemas de saúde.

UM DESAFIO PARA OS ENFERMEIROS:

- A família centro da dinâmica dos cuidados;

- A família centro de mobilização de recursos;

- A família centro de desenvolvimento de competências científicas e relacionais.

Ser um efectivo elemento na equipa interdisciplinar, ser gestor e organizador de recursos com vista ao máximo de autonomia daqueles a quem dirige a sua intervenção.
Ser interventor na elaboração de políticas locais e nacionais.

Um novo e importante papel DO ENFERMEIRO na realização das mudanças estratégicas:
Ser um prestador de cuidados que combina a promoção da saúde e a prevenção das doenças com a actuação e responsabilidades clínicas dirigidas aos membros das famílias.
Ser para cada família a referência e o suporte qualificado na resposta às suas necessidades.

"A DIFERENÇA ENTRE O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL, DEPENDE DA DETERMINAÇÃO DE CADA UM".

" A CONCRETIZAÇÃO DA SAÚDE 21 TAMBÉM PASSA PELOS ENFERMEIROS, SOBRETUDO, PELOS ENFERMEIROS"

"ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, SE BATER MUITO E SEMPRE, ATÉ A FURA!"





Sem comentários:

Enviar um comentário