quinta-feira, 14 de novembro de 2013

UM EXEMPLO

Sindicato dos Enfermeiros da Madeira saúda auditoria aos profissionais

Texto da direcção regional salienta que estudo prova que faltam enfermeiros no Sesaram

 
A recente auditoria ao Sistema de Classificação de Doentes Baseado em Níveis de Dependência de cuidados de enfermagem foi saudada hoje pelo Sindicato dos Enfermeiros da Madeira que, em nota de imprensa, realça que os resultados do estudo só vêm provar que faltam profissionais para um serviço de qualidadade no Sesaram.
"Estão de parabéns todos os Enfermeiros que trabalham no SESARAM, que pelo seu profissionalismo e dedicação, tornaram possível os resultados alcançados, nas sucessivas auditorias realizadas ao programa de classificação de doentes", começa por referir o SERAM. "Estranha visibilidade dada à recente auditoria, visto estarmos perante um procedimento de rotina nem sempre foi devidamente valorizado pelos responsáveis", acrescenta.
Além disso, salienta aquele sindicato que, o referido Sistema de Calassificação está "integrada nas atividades diárias dos enfermeiros", por isso "deveria ser um projeto assumido pelos profissionais numa estratégia institucional, para corrigir os défices em horas de cuidados de enfermagem a prestar aos doentes e consolidar a melhoria continua dos cuidados prestados, pois em todos os serviços onde este sistema é aplicado, as horas de cuidados necessários são negativas, evidenciando uma grande carência de enfermeiros em todos os serviços", atira.
Por esse motivo, rematam: "Todos sabem que perante a progressiva degradação das condições laborais e a carência de enfermeiros no SESARAM, praticamente inviabilizam a prossecução deste e de outros projetos em curso. Este resultado só é alcançado como já referido, pelo profissionalismo e dedicação dos enfermeiros, subjugados a um constante clima de pressão, coação e intimidação, na ânsia do SESARAM apresentar resultados. A burocracia está a degradar a relação enfermeiro/doente, condição tão necessária para o desejado processo curativo e humanização dos cuidados de saúde."

Sem comentários:

Enviar um comentário