domingo, 29 de junho de 2014

É Bom Mas Sabe a Pouco

Hoje o Jornal Público noticia uma chamada de atenção do Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, diz que a Ordem dos Médicos em vez de desempenhar as suas obrigações e fins parea que foi criada (impor deveres éticos à Classe Médica) desvia-se para as funções Sindicais, que não são da sua competência.
Desviam-se de forma visível, mas frequentemente, com disfarces bem urdidos por especialistas que José da Silva executa com certa maestria, dizemos nós.
Mas a culpa é, exactamente, do próprio Ministério, que não ocupa como devia e no contexto correcto as Ordens Profissionais.
São estes abusos de estatuto, habitualmente impunes, que lançam a confusão; nos Médicos é por fazerem de sindicatos;
Na Ordem dosEnfermeiros, é por estes olharem demasiado para o lado e pretenderem que esta faça o que compete aos Sindicatos.
Convém não esquecer que a OM é de 1958 e os Médicos eram Profissionais Independentes, trabalhavam, por si e para si. A sua Ordem ainda não deu pela mudança da Classe, que entretanto, se foi tornando dependente e subordinada a patrões; aí entra o estatuto sindical, mais jovem e inexperiente e confuso.
Com os Enfermeiros sucede exactamente o contrário, porque eram uma profissão, mais dependente do que independente, desenvolveu, inicialmente, a área sindical, que chegou a ter um estatuto hibrido, através do regulamento da "carteira profissiona".
Mas a lei não permite inversão de marcha, no caso dos Enfermeiros;
Nem permite avançar por sentidos proíbidos, no caso dos Médicos.
Todavia, Sr. Secretário de Estado, multe os transgressores, enquanto tem poderes para isso, pois é a V.E. que compete regular o trânsito das Ordens Profissionais.

OS TEXTOS:






Com amizade
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário