sábado, 28 de junho de 2014

NOTÍCIAS SAÚDE 28JUN2014

Algarve não tem médicos suficientes para o verão, avisa a Ordem

QUARTA, 25 JUNHO 2014 10:53 | JOÃO MIGUEL RIBEIRO
A Ordem dos Médicos deixou um aviso: o Algarve não tem capacidadeclínica para responder a um aumento da procura no verão, devido aos milhares de pessoas que rumam à região para passar férias. Fica o alerta para “um forte agravamento dos problemas e a escassez das soluções”.
O Algarve, a região mais procurada pelos turistas em Portugal, não tem médicos suficientes para responder ao esperado aumento das necessidades clínicas. O aviso foi deixado pelo presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Jaime Teixeira Mendes.
Citado pelo Expresso, o responsável lembrou a tradicional sobrecarga dos serviçosde saúde algarvios durante a época alta do turismo e afirmou que já existem unidades a encerrar, ainda que temporariamente, devido à falta de profissionais.
“Com a chegada do verão é previsível um forte agravamento dos problemas e da escassez das soluções”, antecipou Jaime Teixeira Mendes.
“Nesta região, sobretudo no plano hospitalar, os problemas têm sido recorrentes e cada vez mais graves ao longo do ano, com falta de recursos humanos mas também deequipamentos e terapêuticas”, complementou.
Ulisses Brito, presidente do Conselho Distrital do Algarve da Ordem, deu como exemplos “a falta de 100 especialistas de medicina geral e familiar e de mais outros 100 nos hospitais, em especialidades como anestesiologia, dermatologia, oftalmologia ou ortopedia”.
Os serviços de urgência básica (SUB) são as primeiras ‘vítimas’ de um alegado “vasto conjunto de situações que prejudicarão drasticamente a qualidade dos cuidados prestados na região”, de acordo com o mesmo médico.
“O SUB de Loulé já teve de fechar três dias por falta de médicos e noutros dias em vez dos dois médicos escalados apenas está um de serviço”, recordou Ulisses Brito, reforçando que o problema “levou já o presidente da Câmara de Loulé a pedir uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Algarve”.
“Na maior urgência do Algarve, no Centro de Saúde de Albufeira, há lacunas graves nas escalas: há poucos médicos, as empresas não respondem e as horas extras são mal pagas”, acrescentou ainda o mesmo clínico.
O Ministério da Saúde, contactado pelo Expresso, respondeu que a falta de recursos é um problema do foro local, da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).
Da parte deste último veio outra acusação: Pedro Nunes, o presidente do CHA, salientou que a situação existe desde há dois anos e alegou que espera pela autorização para contratar mais 45 enfermeiros.
Na última segunda-feira, o Governo autorizou o preenchimento de 29 vagas para recém especialistas com formação pós-graduada.
“Entre julho e Setembro”, a Administração Regional de Saúde do Algarve IP “vai reforçar a capacidade de assistência nas unidades de cuidados de saúde primários, de forma a garantir um atendimento seguro e de qualidade à população residente e turística nos cuidados de saúde”, como referiu em comunicado.

RELACIONADOS

Sem comentários:

Enviar um comentário