quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Parafraseando o L.F.Scolari: E O BURRO SOU EU...SOU EU!?





Comentários do SE às ilegalidades mais  abismais do Horário da Urgência Geral do CHVNGaia

1 - Que as fraudes e ilegalidades são consciente e deliberadamente feitas serve do exemplo o 1º da fila, Paulo Poças de seu nome onde nem há débitos acumulados nem folgas não gozadas. Lá estão as 160 horas das 4 semanas (40X4=160) e os respectivos DS e DC.

2 - Nas 3 colunas iniciais, 2 vermelhas e uma preta estão:
2.1 DMA são as horas em Débito do Mês Anterior;
2.2 HD é o número de horas acumulado do Mês Anterior com o actual.
2.3 - A coluna HE devia como a do Sr. Enfº Chefe demonstra no 1º lugar da folha nº1 devia ser, repito de 160 horas, que é o que a lei determina.

3 - Ora se não são as 160 horas, mas as 180, 213, 216 horas para este mês quer dizer que o Enfermeiro acrescenta às 160 legais  nas 180, acrescem 20h, nas 213h, acrescem 53h, nas 216, acrescem 56.
Concluindo: a coluna HE preta é a soma das 160 horas legais somando-lhes as extraordinárias.
Estas horas extraordinárias somadas às da 1ª coluna vermelha DMA dão como resultado final a coluna do meio - HD vermelha. Por exemplo: HE(208,2 - HN160 = 42,2 HExt+18,9 DMA = =67,1HD ).
Onde está o verdadeiro crime deste chefe em termos de abuso do poder e da bondade forçada dos seus subordinados?
Se olharem a parcela final de MDA têm o valor de 2.432 horas que vinham do mês anterior (Julho);
Se olharem a parcela final de HD (2ª coluna)o seu valor é de 4.495 horas.
Ora, se estas 4.495 horas são a soma de 2.432 + X;
X = 4.495HD -2.432MDA=2.063HD 
Quer isto dizer que no mês de Agosto o CHVS sobrecarregou os Enfermeiros do serviço de urgência em 2.063.
Se dividirmos estas horas extras, por 160 horas normais dariamos trabalho a 12, 89 Enfermeiros, só naquele serviço.

4 - Descansos semanais são 2 seguidos para permitirem 48 horas de ausência no mínimo e se o Chefe põe o DC e o DS (descanso semanal complementar, no seu casulo é porque sabe como se faz.)
Sigam com atenção o horário de cada Enfermeiro, que é o de cada linha  horizontal, vejam em quantos Enfermeiros é que DC+DS (Descanso Complementar+Descaso Semanal) é que encontram esses 2 descansos consecutivos;
Vejam ainda, quantos descansos DC e/ou DS coincidem com o sábado ou domingo, de 4 em 4 semanas, pelo menos.
Se a chave correcta de horário, segundo a CN/18/92 é TTMM(meia manhão - 8h12h) N DC,DS a que se seguem TT...
Vejam se a encontram em algum Enfermeiro.
Em vez de fazerem as palavras cruzadas experimentem a ver quantos erros e ilegalidades tem este horário.

Até porque, estes débitos, se forem pagos abusivamente em folgas de compensação, são os colegas que pagam essas folgas com o seu suor; uns aos outros, pois têm de fazer o trabalho do outro, em compensação.
Por isso, a forma de pagamento só o interessado é que a pode escolher.
Ao CHVNG ou outro, só lhe é permitido escolher uma forma de pagamento: em dinheiro.
Mas há mais um dado de interesse; no mês de Agosto, as horas que o hospital vai ficar a dever aos Enfermeiros quase duplicaram (2432 antes + 2.603 em Agosto =4495, no total que devidido por 160 horas/mês , representam o trabalho de 28 Enfermeiros, só neste serviço de Urgência do CHVNG.
Chefes destes só nos merecem uma sugestão pelo caos que têm instalado no serviço, que transformaram numa incineradora de Enfermeiros:
A solução é; rifá-los e, as rifas que não forem vendidas, espalharem-nas ao vento, para não correrem o risco de sairem à casa, outra vez, na rifa.

Nós Avisamos:
Se queremos que a situação dos Enfermeiros melhore como se impõe, com urgência temos de atacar num tempo só; os problemas que dependem de outros e os que dependem de nós, pois é essa mistura que está a destruir a Enfermagem.
E os chefes têm de dar o exemplo, para que quem os olha não pense que ser chefe é posição cómoda e fácil, porque não é.
E se ao que dizem os colegas (muitos) daquele serviço da Urgência, o chefe passa o dia a jogar o sério com o computador, a medir as rugas, que sorriam, ao menos porque estão a ser filmados...

Com amizade, nós avisamos,
José Azevedo 


1 comentário:

  1. Pois assim estamos. Em breve será um qualquer gestor de recursos humanos ou de qualquer outra área a fazer os horários dos Enfermeiros o que será certamente melhor pois terá maiores competências do que o Enfª Chefe, maior poder negocial com a administração, maior sensibilidade para lidar com os Enfermeiros como pessoas, saberá melhor o número de horas de cuidados necessárias, fará melhor gestão dos cuidados de enfermagem, garantirá melhor os recursos materiais. Excelente será certamente. O Enfºs Chefe acabarão em breve e a Enfermagem ficará muito melhor, não duvidem. MORTE A TDOS OS ENFERMEIROS CHEFE, OS ENFERMEIROS ADORAM DAR TIROS NOS PÉS...MAIS UM.

    ResponderEliminar