sábado, 18 de outubro de 2014

ENFERMEIROS DÃO O FÍSICO E OS MÉDICOS DÃO PALPITES


Enfermeiro sobreviveu ao ébola. Passado o pior, quer voltar para a Serra Leoa

William Pooley está decidido a integrar novamente a equipa de voluntários que auxilia no terreno os muitos doentes vítimas da epidemia, missão que amigos e familiares apoiam, apesar do "medo".
 |
 


William Pooley foi tratado com o medicamento experimental ZMapp
William Pooley foi tratado com o medicamento experimental ZMapp /  Will Oliver/ EPA
William Pooley, 29 anos, o enfermeiro britânico que contraiu o vírus do ébola quando trabalhava como voluntário na Serra Leoa e sobreviveu para contar a história, pretende agora regressar ao país africano onde os seus colegas lutam com a falta de meios para combater a epidemia e estão à beira da exaustão. Acredita que o seu exemplo pode ser uma mais-valia.
Pooley confirmou os seus planos esta quarta-feira, dirigindo-se a potenciais voluntários no Departamento de Saúde britânico, explicando que os seus amigos e familiares estão receosos, "estarão sempre", mas que tem recebido o apoio de todos.
"Sei que a minha mãe e o meu pai estão preocupados. Ainda assim estão do meu lado, por saberem que isto é algo que tenho de fazer", acrescentou o enfermeiro, citado pelo "The Guardian".
William Pooley confia ainda que a sua potencial imunidade é um factor que ajuda. Tratado com o medicamento experimental ZMapp, o enfermeiro recuperou "a 100%" e sente que da sua experiência resulta estar agora melhor preparado para trabalhar no terreno, junto dos doentes.
"Creio que é o mínimo que posso fazer, depois do cuidado e da dedicação com que fui tratado", considera Pooley, que viajou recentemente aos EUA para doar os seus anticorpos para ajudar um médico, não identificado, também infetado com ébola.
NB: É só ciência...
       É só evidência,
mas quem está na zona de risco e a colher experiência são os Enfermeiros.
Aqueles que julgavam que os aproveitamentos abusivos e com direitos de autor eram só cá, vejam como o fenómeno de nos substituírem é mais amplo.
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário