sábado, 4 de julho de 2015

CONVITE À APRESENTAÇÃO E À PREVENÇÃO



 Convite - Apresentação do Livro Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica



OAconselho
Convite
Convidam-se os Exmos(as) Colegas a estarem presentes na sessão de apresentação do livro Direitos dos Pacientes e Responsabilidade Médica, da autoria do Prof. Doutor André Gonçalo Dias Pereira. A obra será apresentada pela Dra. Maria de Belém Roseira, Deputada à Assembleia da República, numa sessão presidida pela Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados, Dra. Elina Fraga.
A sessão terá lugar no dia 7 de Julho, pelas 17horas, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, em Lisboa.

Largo de São Domingos, 14, 1º, 1169-060 Lisboa

NB:

Duas notas muito breves:

1 - Há Enfermeiros/as que por défice de informação das escolas e entidades que os representam;  Sindicatos e Ordem têm uma perspectiva errada do que é a sua responsabilidade pessoal de licenciados e nem se preocupam saber o significado de {A responsabilidade está muito acima da obediência}; pensam, por exemplo que se agirem sob uma ordem de Médico estão libertos da sua quota parte de responsabilidade num erro ou negligência.

2 - Muitas vezes, segundo a nossa experiência, na defesa das vítimas, a responsabilidade nos erros e negligências é-lhes imputada, para os converterem em bode expiatório de erros que não cometeram e de responsabilidades que não são suas (vejam a história da compressa nas cirurgias mal sucedidas. Temos um caso que durou 10 anos para a Enfermeira Instrumentista, a única condenada, ser absolvida e todos os que a incriminaram serem condenados. Aconteceu em Santo Tirso).
Esta estratégia do bode expiatório a quem se lançam todas as culpas, antes de o atirar para o deserto, para ir morrer longe, é um mito que, nos Enfermeiros se torna realidade quando é preciso encontrar um culpado.
E, não raro, são os próprios Enfermeiros, que facilitam, por excesso de confiança, em quem não devem, por défice de informação correcta, ou qualquer outra razão.

O livro que vai ser comercializado "Direitos dos Doentes e  Responsabilidade Médica" é um aperfeiçoamento jurídico desta problemática.
Por isso, Colegas, talvez lucrem em adquirir esta obra (passe a publicidade), para se poderem informar e defender, prevenindo males maiores.
Acreditem que não estamos a falar de cor...
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário