terça-feira, 23 de agosto de 2016

SINDICATO ENF. MOSTRA OS SEUS 103 ANOS DE ESPÍRITO DE CLASSE E DA CLASSE ENFERMEIRA


SERIA ESCLARECEDORA DOS ENFERMEIROS SE O SEP MOSTRASSE A OBRA QUE FEZ PELA ENFERMAGEM, DESDE A SUA (DELE) EXISTÊNCIA.
ATÉ PODIA MOSTRAR O QUE FEZ PELA CLASSE, DESDE 1945 A 1957, PERÍODO EM QUE POR ERRO DE CÁLCULO O SINDICATO DOS ENFERMEIROS TEVE A INFELIZ IDEIA DE PROPOR A CRIAÇÃO DE UM SINDICATO ÚNICO, COM SEDE EM LISBOA.
MOSTREM A OBRA FEITA E, DE PASSAGEM, AS RAZÕES POR QUE, EM 1957 O SINDICATO ÚNICO SE DIVIDIU EM: NORTE, CENTRO, SUL E FUNCHAL.
PARA DESGRAÇA DA PROFISSÃO, A HISTÓRIA REPETIU-SE, MAIS UMA VEZ, POR GRANDE CULPA DO NORTE, AO EMPENHAR-SE TANTO, NA CRIAÇÃO DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, QUE TÃO MAL APROVEITADA TEM SIDO, NA DIGNIFICAÇÃO DA CLASSE, QUE COMO O CARANGUEJO, PASSOU A ANDAR DE LADO, EM VEZ DE CAMINHAR PARA A FRENTE.

 NOTEM: HÁ NESTE QUADRO UM ERRO NA DATA DA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ENFERMEIROS DE AMBOS OS SEXOS, QUE FOI 03/10/1913 E NÃO 1911, ONDE, AINDA NÃO ERA OFICIAL O SEU ESTATUTO, EMBORA JÁ EXISTISSE, DESDE 1911.
O 2º ESCLARECIMENTO É O CINQUENTENÁRIO DE 1984, QUE SE REFERIU À RECRIAÇÃO DO SINDICATO, EM 1934, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO NOVA DE 1933, DO ESTADO NOVO, UMA COISA SEMELHANTE AO QUE ACONTECEU, EM 1975, EM QUE OS ESTATUTOS DOS SINDICATOS EXISTENTES TIVERAM DE SER ATUALIZADOS PELO DL 215-B/75, OU SE O NÃO FOSSEM, EXTINGUIAM-SE, NATURALMENTE.
VISTA DA FACHADA DO QUE PODIA TER SIDO UMA OBRA MUITO DIGNA DA ENFERMAGEM.
A COMUNISTA ILDA DE FIGUEIREDO, ENTRE MUITOS OUTROS/AS FOI A VEREADORA E SEMPRE PRESENTE DA CÂMARA DE VILA NOVA DE GAIA, QUE MOVIMENTAVA OS INTERESSES DIFERENTES, (IMPEDINDO QUALQUER RECONSTRUÇÃO OU INOVAÇÃO SOB LICENCIAMENTO CAMARÁRIO) DOS QUE ORIENTAVAM A OBRA DA ASSOCIAÇÃO SÃO JOÃO DE DEUS, QUE OFERECIA ALOJAMENTOS  AOS ENFERMEIROS, CUJA CONTINUIDADE O SINDICATO DOS ENFERMEIROS ASSUMIU DEPOIS DE A MATERNIDADE JÚLIO DINIS A TER DEIXADO.
CURIOSAMENTE, AO LAR DE CEDOFEITA, NUNCA A ILDINHA SE REFERIU, APESAR DE SER A SEDE DA REFERIDA ASSOCIAÇÃO SÃO JOÃO DE DEUS.
PORQUÊ?
PORQUE UMA OBRA INDIRETAMENTE LIGADA AO SINDICATO, COMO A DA CASA DO ENFERMEIRO, CONTRARIAVA, FATALMENTE, PELO SEU IMPATO, NA ENFERMAGEM, O PROJETO DE HEGEMONIA, QUE O PCP TEM PARA A ENFERMAGEM PORTUGUESA.
SERIA UM OBSTÁCULO NO AVANÇO DO SEP, PARA NORTE, COMO ACONTECEU.
ESTAS COISAS NÃO SE DIZEM AOS SOLDADOS RASOS DO PCP, ENFERMEIROS OU OUTROS, MAS QUEM TIVER OLHOS E QUISER VER A REALIDADE, OS DADOS ESTÃO, À VISTA. E POR MUITO QUE TENTEM DISTORCÊ-LOS, NÃO O CONSEGUEM.
E NÃO É INSULTANDO-ME E À MINHA FAMÍLIA, APESAR DO MUITO QUE FIZEMOS, GRATUITAMENTE, POR AQUELE PROJETO, BEM DO CONHECIMENTO DE QUEM POR LÁ PASSOU, QUE ESCONDEM A VERDADE: FOI UMA ENORME PERDA PARA OS ENFERMEIROS E NÃO PARA AZEVEDO E SUA FAMÍLIA, QUE SOSSEGOU, E FELIZMENTE, TINHA CASA PRÓPRIA, PARA VIVER. 
PORCOS NOJENTOS, QUE TRANSFORMAM EM M... TUDO QUE TOCAM!(José Azevedo).

ALÉM DISSO, LEIAM COM ATENÇÃO:

Gosto · Responder · 1 · 9/6 às 23:23
Guadalupe Simões  Helder, a carreira actual foi aprovada e assinada pelos 4 sindicatos. Portanto, o que deveria reflectir são as motivações de um sindicato que, tendo assinado a actual carreira, queira culpalizar outros. (MENTIRA, DIGO EU, JOSÉ AZEVEDO).
Segunda questão : entre 2003 e 2009 a anterior carreira estava em vigor e portanto os hospitais SA e EPE podiam abrir concursos para especialista. Em 6 anos abriram concursos para cerca de 700 lugares contra os cerca de 3600 entre 1999 e 2002. Não vi o sindicato que o colega foi buscar para me reavivar a memória exigir abertura de concursos nem tão pouco mobilizar os enfermeiros com esse objectivo. Pelo contrário, no processo negocial e nas reuniões que antes de cada ida ao ministrrio da saude e cujas actas comprovam, afirmou que a unica forma de ultrapassar o problema era a existência de uma unica categoria (depois duas por imposição ) onde tb estivessem os especialistas e todos os outros. Fico feliz por me reavivar a memória. Espero que sinta o mesmo!

{Azevedo também gosta de responder.
Para já, a Guadalupe é o tipo de sindicalista de que os Enfermeiros não precisam. Conhece pouco e mal a Enfermagem, que nunca exerceu, na prática, por isso não pode dar o que não tem. E tem de crescer bastante, para entender o que é a Enfermagem e quantos anos leva a formar um Enfermeiro. Isto, na Enfermagem, não é para pressas, se não a coisa cicatriza, em falso; tem de se crescer, em idade e sabedoria se não se quiser levar com o rótulo de "figo lampo".
O SE assinou um documento com o desonesto Sindicato a que Guadalupe pertence, convencido de que não era para concordar, com uma carreira que não elaborou. Seria para nos sentarmos à volta da mesma mesa e negociar. Portanto a assinatura era para elaborar o projeto e não para reconhecer um documento, em que não participou.
Quanto à categoria do especialista, basta ir a 1981 e ao DL 305/81, para se saber o que SE e, também SIPE, que elaboraram o projeto, com a rejeição do Sindicato do  Sul e Ilhas, pensam das especialidades, mas a serem feitas fora das escolas e em exames de estado, a quem tivesse mais de 10 anos de serviço, numa especilidade. Ver a portaria 882/82, que a fundadora do SNED destruiu, quando Gonelha foi Ministro da Saúde em 1985, o 1º da série, aliás, e convidou ou lhe impuseram Ana Sara como assessora de controlo.
Por falar em actas, também podemos publicar algumas, a desmentirem Guadalupe, que infelizmente, baralha tudo, porque não é muito cuidadosa com o que diz e, porque somente, respeita a forma da conversa e não olha mesmo nada ao conteúdo, por isso é dispensável, por prejudicial, à Profissão, cuja recuperação vai levar muitos anos, se os Enfermeiros não cortarem com certas âncoras, que os amarram ao cais.
A Enfermagem da Guadalupe não é a que o SE defende e perspectiva. Para o SE, a categoria de Enfermeiro é o arranque para voar a outras categorias de nível mais elevado. Não defende sociedades sem Classes e sem Classe. Nunca ninguém, nem sequer Deus, fez as pessoas todas iguais, pelo contrário, individualizou-as.
Por isso é que o comunismo vai desaparecendo, à medida que a Natureza Humana tem condições para desabrochar. 
Veja-se o que aconteceu com a carreira de 1991 (o SEP nasceu em 1987).
A presidente e promotora desse SEP, com a mania de Sindicato Único dos Enfermeiros, e comprometida com a minimização dos outros sindicatos dos Enfermeiros, decretou greve contra o projecto da carreira que viria a ver a publicação, com o nº 437/91. Isto não são papas nem bolos; é a realidade, são factos concretos, que aconteceram.
Aliás, a Guadalupe, já deu provas mais do que suficientes de que não sabe nada sobre a estrutura duma carreira profissional, com os níveis de responsabilidade, que tem a Enfermagem, porque ela nunca a exerceu, de facto.
Por isso não sabe o que é uma especialista e para que serve.
Aborda esta questão pela rama e foge para banalidades que é o que sente e produz.
Mas, a culpa não é, somente, dela; é, sobretudo de quem se serve dela e a quem ela serve.
Não é o caso do Azevedo e do SE, que, os quais, estão só ao serviço da verdadeira Enfermagem que ambos ajudaram a construir  e só a ela devem obediência.
Poderá a Guadalupe dizer o mesmo, sobre as mesmas matérias, sem se escapar para as banalidades, bandeirinhas e bandeirolas?
Claro que não, porque não tem conhecimento para tanto, por isso brinca, tão inconscientemente, com coisas sérias, muito sérias.}



Gosto · Responder · 2 · 2 h
Guadalupe Simões Isabel se o SEP engana é a sua opinião. É enfermeira há 30 anos e suponho que sempre apoiante do SE ( em 1988 sindicato da zona norte). Quer contar aos jovens enfermeiros o que se passou nas negociações do 437? Lembra-se que à data as negociações eram feitas numa mesa conjunta? Lembra- se que os 3 sindicatos percorreram o país a discutir a proposta de carreira com os enfermeiros? E que o SEP, chegou a uma reunião de negociação e ficou à espera dos colegas do SEZN E SEZC ( SE e SIPE ) - [vejam o gato escondido com o rabo de fora: nessa altura  já havia o SEP, que a proposta de Maria Augusta de sousa, fundou, em 1987, para negociar uma carreira, que só foi publicada em 1991 com os Sindicatos Regionais, ao leme, Centro e Norte. Só se esquece de dizer o que na mesa conjunta  defendia o SEP. Mas se não se lembra nem pode, porque Guadalupe ainda não estava lá, pode comparar com o que o SEP aprovou, em nome de todos, através dos DL 247/2009 e 248/2009, em combinação com o ex-comunista Dr. Manuel Pizarro, então Secretário de Estado e de Ana Jorge; está aí a prova da Enfermagem, sem Classe nem Classes, que pretende o SEP, pois é obvio, suficientemente óbvio, que os Sindicatos que fizeram os projetos das carreiras dos Decretos 305/81 e 437/91, nunca podiam estar de acordo com os Decretos  247 e 248 de 2009. E, até, pode perguntar à Maria Augusta de Sousa, por que decretou greve com a publicação do DL 437/91. 
Prezada Guadalupe, vais ouvir e ver provas que nem imaginas, para ver se dizes menos coisas infundadas e, ao que tudo indica, propositadamente, deturpadas, porque gostas de responder
Já agora, e, de passagem, por que não vais ver a vergonha das diferenças, entre os Decretos 411/99 de 15 de Outubro  e o DL 412/98 de 30 de Dezembro e por que foram necessárias as evidentes melhorias, que SE e SIPE (FENSE) introduziram…  «quando alguém do ministério, depois de algum tempo, veio dizer que afinal eles já tinham reunido? Lembra-se que tivemos durante anos uma categoria de enfermeiro graduado foi por causa dessa "traição ". Em troca, a casa do enfermeiro.» (disse Guadalupe)

[Aqui estão duas venenosas aldrabices de Guadalupe:
Ninguém se adiantou ao SEP, que já, nessa altura, ensaiava voos solitários, bem ao estilo da CGTP/in. Não só não compareceu, como se afastou de um projeto de carreira, que não tinha uma categoria só, nem escalões parados. O nível de vida dessa carreira dos Enfermeiros era bem mais justo.
A outra é que considera o Enfermeiro graduado, categoria de transição, como a lei diz, imagine-se; uma ofensa, uma "traição", com direito a prémio; a casa do Enfermeiro...
Mas traição a quem?
Aos soldados rasos stalinistas serôdios, que o SEP propõe e conseguiu para a Enfermagem, em 2009(DL 247 e 248/2009 de 22 de Setembro): uma Classe sem classe, nem categorias?
É bom relembrar que o SEP pertence à sociedade sem classes, por isso o graduado era uma traição, o Enfermeiro Principal não é. Nos seus delírios, já disse que a carreira vai começar pelos Enfermeiro Especialista Principal - (procurem neste blogue) 
E a abolição dessa e de outras categorias não foi traição, bem maior ???
Querem que os seus prosélitos surjam, rapidamente, no comando dos vitimados colegas por essas chefias de ocasião...
Com que direito pretendem a posse geral da Enfermagem?
Quem vos encomendou essa missão, ó Guadalupe?
Que já demonstraste estar contra uma carreira, com especialistas, é um facto; agora também estás contra os graduados, que consideras uma traição?
E se fosses plantar pés de burro para o Alentejo, cultura em franco progresso, e deixasses a Classe Enfermeira fazer o seu caminho?
E a casa do Enfermeiro foi um projeto, que a Ilda Figueiredo, ponta de lança do PCP, em Gaia, nunca deixou concretizar, porque sempre conseguiu parceiros que neutralizassem as nossas tentativas de dar um pouco mais de conforto a muitas Enfermeiras, que se reformaram, nos vencimentos antes da gloriosa e histórica greve de 1976, só possível, porque os MRPP, afastaram temporariamente, do, então Sindicato dos Enfermeiros do Sul e Ilhas (Açorianas). Foi a elas, sobretudo, que sacrificaram. Chamei-lhes "filhas de Salazar", porque este proibiu as Enfermeirras de se casarem e trabalharem em hospitais públicos. Foi o SE e a Liga da Profilaxia Social, com sede na rua Santa Cataria - por cima do café Magestic - que conseguiram, na década de 1950-60 anular esse ferrete.
Onde está a moral e solidariedade dos Comunistas, que para atacarem o Sindicato dos Enfermeiros, que contrariava e contraria o controlo dos Enfermeiros, pelo PCP ou outros, para lhe reduzir o mérito, numa obra que não tem qualquer relação com a carreira, atiraram às malvas a realização de um projeto, só para os Enfermeiros mais carenciados.
Porcos, atacaram a minha família, que sacrifiquei a viver em condições deprimentes, numa casa sem o mínimo conforto e cheia de hospedes de circunstância, que fomos retirando, sem se notar.
 Porcos, onde está a vossa moral de ajuda e atenção pelos mais desfavorecidos, com que enchem a boca, que mais parece um wc?
Ainda bem que Guadalupe falou neste assunto, cuja história está a ser escrita e da qual não vai gostar, porque a que lhe contaram é falsa, por indocumentada. (continua)]

Sem comentários:

Enviar um comentário