domingo, 30 de abril de 2017

AS MAMAS E OS MAMÕES



AS MAMAS E OS MAMÕES <prima>





(in "Os Inventores de Doenças"- Jörge Blech)
<<<<<<<<<<<<<<\/>>>>>>>>>>>>>>>>
NB:

Quando se fala da necessidade de os Enfermeiros assumirem o papel de "ADVOGADOS DEFENSORES DOS DOENTES"; há quem pense que estou chéchéchonéné. E se não o dizem, por respeito, ao que resta da minha cabeleira, agora branca, conjunto de todas as cores, ou outra qualquer razão, que desconheço, pelo menos, pensam-no.
Não se dando muito ao estudo das causas das coisas, acreditam facilmente, no que vêem e confiam cegamente nos deuses descendentes de Hipócrates, que até começou por ser guardador de cabras, na ilha grega de Cós.
Não é o meu caso, pois ao tentar entender melhor as causas das coisas que aparecem, os ditos fenómenos, fui cursar filosofia, para ir mais longe, no estudo das causas.
Uma das causas destas coisas, que o médico inglês fez, abusivamente, está no DIAGNÓSTICO de que, raramente, se duvida.
E quando se duvida, procura-se uma 2ª opinião, que pode ser diferente. Mas não acontece nada de grave, por isso, porque, até, há um sem número de desculpas respeitosas para o erro eventual.
E os crentes, hipocondríacos ou não, podem optar, pasmem, pelo 1º diagnóstico.
As autoridades estão preocupadas com as mutilações da "baleia azul". Por sua vez, os Enfermeiros deviam preocupar-se com as mutilações da "baleia branca", chame-se assim.
Daqui, apelamos à Ordem dos Enfermeiros que crie, com os poderes que detém, esta competência, para os Enfermeiros.
Não estamos a pôr em dúvida todos os diagnósticos e todos os Médicos.
Estou a perspetivar as respostas a determinado cirurgião oncologista, de nomeada, que, quando opera um membro duma família tem de operar todos os membros, ou quase, da mesma família... por exemplo.
O motivador do fenómeno, é o temível cancro, que choca com a ideia de imortalidade, que incutem nas cabeças mentais, mais sensíveis.

Com atenção especial,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário