terça-feira, 15 de maio de 2018

NÃO ESTAMOS MAL, OS OUTROS É QUE ESTÃO MELHOR



14 países da União Europeia cresceram mais do que Portugal no arranque do ano

Portugal cresceu em linha com a União Europeia face ao final de 2017, mas abaixo da média comunitária se comparado o desempenho com o trimestre homólogo.

O PIB português engordou 0,4% no primeiro trimestre do ano face aos três meses anteriores e 2,1% em relação ao período homologo. No primeiro caso, a economia cresceu em linha com a média da zona euro e da União Europeia (UE), mas no segundo o desempenho foi pior. Seja qual for a comparação escolhida, há pelo menos 12 países a apresentar resultados melhores do que Portugal.
Dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat mostram que, na zona euro e a UE, a economia cresceu 0,4% face ao último trimestre de 2017. Ou seja, o mesmo que Portugal. No entanto, em termos homólogos, o PIB no espaço da moeda única subiu 2,5% e na UE a subida foi de 2,4%.
Quando se observam as taxas de variação em cadeia nos 20 países para os quais o Eurostat publicou dados é possível ver que há 12 países em que o PIB cresceu mais do que em Portugal. Já quando se analisam as taxas de variação homóloga são 14 os países em que o PIB aumentou mais do que em Portugal.
Entre os países que conseguiram um primeiro trimestre melhor do que o português estão, por exemplo, a Letónia e a Polónia. No primeiro caso, o PIB subiu 1,7% em cadeia e 5,2% em termos homólogos. Na Polónia, o crescimento foi de 1,6% em cadeia e 4,9% em termos homólogos.
A Alemanha e a França – as duas maiores economias da União Europeia – apresentaram crescimentos bem mais baixos, condicionando assim o desempenho global do bloco do euro e da UE.
Face ao trimestre anterior, ambas as economias cresceram 0,3% – nos dois casos menos do que Portugal. Em relação ao período homólogo, o país liderado por Angela Merkel cresceu 2,3% (mais que Portugal mas menos do que a zona euro e a UE) e o país liderado por Emmanuel Macron viu a economia expandir-se 2,1% (ao ritmo de Portugal mas abaixo das referências comunitárias).
Na variação em cadeia seis países cresceram menos do que Portugal e um o mesmo. 12 países abrandaram.
Na taxa de variação homóloga, quatro países apresentaram um resultado pior do que o português. 16 estados viram a economia a perder gás.

Sem comentários:

Enviar um comentário