terça-feira, 14 de maio de 2013

POR QUEM OS SINOS DOBRAM



POR QUEM OS SINOS DOBRAM,
Escrevia Ernesto Hemingwai a propósito dos que tombavam na guerra civil de Espanha, há décadas passadas.
A guerra acabou mas as vítimas há-as, todos os dias, um pouco por todo o lado.
Não nos venham falar da crise, porque a crise é, só, para alguns. Como dizia George Orwell, através do capitão Napoleão, o porco Mor: «todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais…»
Dois colegas, um da Direcção do SE e outro Delegado Sindical foram mudados de ACES, da Póvoa do Vrzim, para Barcelos, porque na constituição das equipas de USF, esse logro monumental, com que se enganam as pessoas;
1 . permite-se a um grupo de salteadores (voluntários segundo a ARS) escolherem os Enfermeiros, de acordo com determinado perfil, que estudamos, há algum tempo, sendo o voluntário médico/a ou, caso raro, enfermeiro chefe, dos que Pisco não sabia, onde dependurar,  dizendo que poupam mundos e fundos, têm de fazer juramento de sangue e, se forem Associados do SE, são postos de lado, como está a acontecer, noutra Póvoa a do Lanhoso.
2 . Para satisfazerem a ganância dos "voluntários", violam as leis mais elementares e constitucionais e espezinham as vítimas, que expõem ao ridículo dos que são arregimentados à pressa (aqui já não há restrições!!!), para permitirem às 4ª e 5ª colunas criarem mais uma USF, para satisfazer interesses vários, mas nenhum deles a favor do bem comum. 
Até quando, vai consentir o Sr. Ministro da saúde esta palhaçada?
Se poupam tantos milhões em medicamentos, exames e afins, por que, então, sendo os mesmos médicos e os mesmos doentes os não poupavam antes?
Será que, ao aumentarem-lhes os vencimentos, via USF, com incentivos, um dos quais é superior ao salário de 4, (quatro salários de Enfermeiro), pois rondam os 4370€/mês, fixos, além dos móveis, contra os míseros 1020€, salário médio de enfermeiro, se não for explorado por uma das outsourcings, comandadas do interior, pelos inimigos de funcionário público e protegidos pelos extintores, se é que não mesmo familiares dos ditos interiores/extintores; será que, repete-se; vão buscar, aí, a percentagem que recebiam das "forças do mal", como diz Matthias Rath, Médico Alemão, promotor do “Movimento Vida”?
Então, se assim é, e tudo leva a crer que seja, a menos que nos provem, em que excessos pouparam os milhões, se é que não mamam dos dois lados, enganando os papalvos, que os acreditam, venham de lá, as parcelas, onde as USF fizeram poupança, e/ou pança, só por si, alguns milhões, sugerindo que se houver mais USF, há melhor assistência, com redução de custos (que pelo andar podem caminhar para o custo zero destes magnânimos e generosos voluntários); ora, isto é rotundamente falso
Só há melhor assistência, se os CSP e, não só, forem entregues ao comando eficaz dos Enfermeiros.
O tempo que os governantes levarem a compreender isto, é igual ao de os acusarmos de negligência e conivência, em exploração, eventualmente, torpe, indigna dos que mais sofrem e precisam.
Não faltarão exemplos concretos, mesmos que punam, sem julgamento prévio, logo; sem direito a defesa, os nossos dirigentes e delegados sindicais.
Por que será que somente o Sindicatos dos Enfermeiros – SE  é contribuinte líquido das vítimas da ganância, onde os Dirigentes e os Delegados Sindicais e alguns Associados, dos melhores profissionais, que conhecemos?!
Como disseram os primeiros Cristãos, que humildemente parafraseamos, «sangue de mártires é semente de cristãos…».

Sem comentários:

Enviar um comentário