terça-feira, 21 de maio de 2013

REUNIÃO DA FENSE (SE E SIPE)


Reunimos em 20/05/2013 (SE e SIPE) com o Sr. Secretário de Estado do Emprego, exactamente o primeiro a responder ao nosso apelo urgente, sobre a necessidade de enquadrar correctamente os Enfermeiros, que estão classificados como "técnico-profissionais", coisa que já não são, de há muito, pois na época em que podiam ter sido isso a sua carreira já era mista: técnico profissional nos graus 1 e 2 e técnica superior no Enfermeiro Especialista, Chefe e Supervisor.
O governo Socrático e a sua equipa do Ministério da Saúde reduziu a Carreira de Enfermagem a uma só categoria: a de Enfermeiro.
Os salários passaram a ser dos técnico-profissionais e não de licenciados com grau 3 de complexidade, justamente o máximo  da escala.
Outra estrutura sindical deu o seu aval, a este atropelo por razões, que já se notam: assumirem o controlo total da Enfermagem, mal paga e desprotegida para correr constantemente, atrás dos sons fantásticos que emitem, através de tutores, coordenadores e outros complementos da "complementaridade".
Aqueles que não querem ou não podem assumir as responsabilidades, a RESPONSABILIDADE da Categoria Profissional não têm o direito de se pronunciar pelos Enfermeiros que querem rasgar o REPE castrador e pretendem ser responsáveis, por si e em si, tal como os outros licenciados.
Dadas as facilidades que têm na publicidade dos estragos que provocam vai ser mais difícil repor as situações de dignificação profissional, mesmo que os abutres, que se alimentam com a situação, duma Enfermagem mal paga e mal classificada, fiquem descalços.
O Sr. Secretário mostrou compreensão pela nossa problemática, que já conhecia, aliás, enquanto Deputado e vai ajudar a melhorar a situação calamitosa que afecta os Enfermeiros. pois não está directamente implicado, pensando que é aos ministérios da Saúde e Finanças que compete, em primeira mão resolver esta problemática.
Esperamos o empenho dos Enfermeiros lesados que devem apear-se do cavalo errado, como os factos demonstram cada vez com mais clareza.
Colegas, isto é convosco, todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário