sábado, 31 de maio de 2014

O SIM E O NÃO

27-05-2014 
Enfermagem mundial discute cobertura universal de saúde em Genebra 
Mais de três centenas de enfermeiros de 83 países participaram, nos dias 16 e 17 de maio, na 5ª reunião da Tríade em Genebra, na Suíça, onde foi sublinhada a importância do papel dos enfermeiros e da Enfermagem para se alcançar uma cobertura universal de saúde.

Entre os presentes, foi consensual a ideia de que a cobertura universal de saúde não pode ser concretizada sem uma força de trabalho em número suficiente, formada com adequação, remunerada com justiça e com condições de trabalho decentes. Esta foi a mensagem - expressa num comunicado aprovado por unanimidade - que os participantes transmitiram aos líderes políticos que estiveram reunidos na 67ª Assembleia Mundial de Saúde, que decorreu em Genebra, entre os dias 19 e 24 de maio.  


Além do encontro da Tríade, reuniram em paralelo, nos dias 14 e 15 de maio, os representantes das Associações Nacionais de Enfermagem, o Fórum de Credenciação e Regulação e os Chief Nursing Officers. Estes eventos foram organizados em conjunto pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), pela Confederação Internacional de Enfermeiros de Saúde Materna e Obstétrica (International Confederation of Midwives – ICM) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Genebra recebeu também, nos dias 17 e 18 de maio, a Conferência Mundial das Profissões Reguladoras da Saúde, organizada pela Aliança Mundial das Profissões Reguladoras da Saúde, onde estiveram em análise os desafios com que se deparam atualmente estas entidades, as lições decorrentes da evolução das competências relacionadas com a função reguladora e os modelos de regulação tendo em vista a promoção das melhores práticas de governação e desempenho.

Tema transversal a todas as reuniões, foi realçada a questão de que a cobertura universal de saúde deve ser de qualidade e estar disponível e acessível a todos os cidadãos. A falta de enfermeiros e outros profissionais de saúde, os baixos salários e a más condições de trabalho disponíveis - transversais à maioria dos países – são os principais desafios e obstáculos à concretização deste «objetivo».


A delegação da Ordem dos Enfermeiros (OE) que participou na 5ª reunião da Tríade foi liderada pelo Bastonário, Enf.º Germano Couto, e contou com as presenças do Presidente do Conselho Jurisdicional da instituição, Enf.º Rogério Gonçalves, e em representação do Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros (FNOPE), a Enf.ª Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), e o Enf.º Lino Ramos, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE).

De sublinhar que os últimos três enfermeiros participaram na reunião das Associações Nacionais de Enfermeiros, sendo que o Presidente do Conselho de Enfermagem da OE, Enf.º José Carlos Gomes, esteve presente no Fórum de Credenciação e Regulação, onde fez uma apresentação intitulada «Enfermeiros especialistas como uma categoria regulada da Enfermagem em Portugal (Nurses Specialists as a regulated category of nursing in Portugal).

NB:
      Há, neste evento, uma dupla contradição;

1 O que é o FNOPE (Forum Nacional das Organizações Profissionais), quem representa, quem o criou e que objectivos prossegue, relativamente à Ordem dos Enfermeiros, que também é uma Organização Profissional e relativamente ao SE que também é outra Organização profissional.

2 Que faz uma anti-especialistas e anti-especialidades em Enfermagem, num forum de credenciação e regulação de especialistas?

3 No mandato da Senhora Bastonária Maria Augusta de Sousa, diziam-nos que Guadalupe Simões tinha aquele pelouro para justificar as despesas de deslocação que a Ordem pagava, pois era uma espécie de Enfermeira Privada da Senhora bastonária que ficou a passar mal depois que caiu do estrado e partiu o fémur da perna.

4 Mas na actualidade e com a presente Administração da Ordem dos Enfermeiros, quem será o coxo/a que precisa dos incipientes cuidados de Enfermagem, que, ao que dizem os mais bem informados, nunca exerceu praticamente, a Profissão?

5 Se o SE e o SIPE, que são duas vetustas e prestigiadas Organizações de Enfermagem, não somos representadas por esse misterioso FNOME, que se auto-nomeia de Forum Nacional e das Organizações Profissionais de Enfermagem, nunca nos comunicou o seu nascimento e fins a que se destina, seria bom que explicasse duas coisas muito simples:
5.1 Quem deu vida a este FNOPE;
5.2 Por que exclui 2 Sindicatos como SE e SIPE, duas Organizações da Classe, cuja existência é secular, com relevantes serviços prestados à Enfermagem, que são por de mais conhecidos e evidentes?

6 Para quem, como nós, goste de ir até às causas últimas das coisas, facilmente induz, porque é evidente, que a criação e funcionamento irregular, mas real do "Sindicato Único" com que muitos sonham, desde que seja o deles, é porque desconhecem a experiência falhada do sindicato único que o Norte promoveu de 1945 a 1957, que ainda fez pior figura e piores estragos à Profissão que este clandestino unificado Ordem dos Enfermeiros/SEP.  Não há, também dúvidas, que não contando que lhes estragassem o esquema, até se esqueceram de apagar os vestígios.

7 Por isso se impõem duas medidas urgentes, à Ordem dos Enfermeiros:

7.1 Que informe o SE e SIPE, qual a origem e fins do FNOPE, no âmbito da Ordem dos Enfermeiros;
7.2 Quem suporta os encargos de deslocação e desparticipação desta estrutura FNOPE. 
Já numa das Assembleias Gerais da Ordem sobre as contas da mesma, perguntei isto mesmo aos directores de então e foi a própria Bastonária Augusta Sousa que respondeu: «quem paga as despesas de deslocação de Guadalupe Simões/SEP/FNOPE é a Ordem».
Chegadinha de fresco, ao teatro da Assembleia estava no BAR, onde fui tomar café e água,  Guadalupe, em pessoa, a quem afirmei: "com que então é a OE que paga as deslocações do SEP a todas as iniciativas, nos arquipélagos e, no estrangeiro!..."
A esta minha afirmação colhida da Bastonária momentos antes, na Assembleia das Contas Guadalupe, respondeu: «Isso é mentira; quem paga as minhas deslocações é o SEP».

A conclusão é que uma delas mentiu, com forte probabilidade de ser Guadalupe a mentirosa, visto que a rubrica do pagamento daquela despesa está, efectivamente, no relatório das contas.
E a desautorização da fiel amiga e Bastonária, também está na acta da Assembleia.
Ora se Já Thomas Huxley, cientista e escritor inglês nascido em Esbourne a 4/5/1825 e falecido a 29/6/1895, que até inventou a palavra
"biogénese" para afirmar que todo o ser vivo tem a sua origem noutro ser vivo, contrariando os defensores da geração espontânea, foi um dos paladinos do Evolucionismo, tendo sido o primeiro a aplicar a palavra "evolução", com o sentido que ela tem, na teoria do evolucionismo.
Mais tarde, o químico Luis Pasteur, com os seus célebres frascos, de tubuladuras recurvadas, comprovou a inexistência de micróbios de geração espontânea.

Vamos, para terminar o muito, que fica por dizer, acerca destes fenómenos paranormais, com que engodam alguns, solicitar à Ordem dos Enfermeiros que, na medida do possível, informe o SE:

Qual o interesse da Ordem em manter um FNOPE sectário e de origem clandestina, ao seu serviço;
Quem suporta a despesa da sua deslocação.
O Objectivo nosso é limpar e falar claro aos Enfermeiros, pois estamos apenas a pedir a confirmação do que já sabemos e/
ou supomos, a quem tem a possibilidade e dever de o esclarecer.

Há cada uma!

E já que não temos o poder de usar a estratégia de Cristo, ao expulsar os vendilhões do Templo, podemos humildemente, honestamente, esclarecer dos perigos que a Classe corre ao apoiar práticas, que são contra a sua própria natureza universalista e, por isso, incompatível com ideologias sectárias, fechadas, sobre si mesmo, como a marmota de rabo na boca.
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário