sábado, 31 de janeiro de 2015

PAÍS DOS DUPLICADOS

Gaia. Médicos e sindicatos criticam internamento “indigno” de doentes

Gaia. Médicos e sindicatos criticam internamento “indigno” de doentes
Há 40 a 50 doentes nesta situação. O centro hospitalar tem 1,6 camas por cada mil utentes, um “rácio extremamente baixo”, critica a Ordem dos Médicos.
Ordem e sindicatos dos Médicos dizem que a Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho tem falta de camas para internamento, acrescentando que ser "absolutamente indigno" o internamento de doentes em macas.
Em declarações aos jornalistas após uma visita ao serviço de urgência, o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM), Miguel Guimarães disse ter "visitado salas e corredores do serviço de urgência em que estão doentes internados em macas".
"É absolutamente indigno para os doentes e para os profissionais que se trabalhe em condições deste género", disse esta sexta-feira o responsável, que apontou para 40 a 50 o número de doentes nessa situação.
O CRNOM visitou as instalações, acompanhado de representantes do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e o Sindicato dos Médicos do Norte (SMN), tendo as três entidades apontado que o centro hospitalar tem 550 camas para internamento agudo, ou seja uma média de 1,6 camas por cada mil utentes abrangido directa e indirectamente por este equipamento de saúde.
"É um rácio extraordinariamente baixo. Há claramente uma falta de camas para internamento de doentes agudos e isto condiciona congestionamentos absolutamente extraordinariamente no serviço de urgência", disse Miguel Guimarães, que também falou em falta de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais.
Outro dos dados criticados pelo responsável da Ordem dos Médicos prende-se com o facto de entre as 24h00 e as 8h00 não haver radiologistas na urgência, ou seja, não é possível realizar ecografias.
Às críticas de Miguel Guimarães juntaram-se Merlinde Madureira, do SMN, e Manuela Dias, do SIM, com esta última a lançar uma crítica ao ministro da Saúde por, segundo afirmou, "conhecer bem esta realidade" uma vez que "pouco tempo depois de tomar posse" se deslocou àquele hospital.
"Gaia é um hospital eternamente adiado. O hospital do maior concelho da Área Metropolitana do Porto continua adiado. É a desesperança e o descredito. Há nesta casa um espírito de desconfiança grande face a quem disser que vai resolver esta situação", acrescentou a dirigente.
Eis mais uma cópia: no alto de Gaia não abriu um Hospital, há dias. Nós lemos isso na comunicação social.
Por que vêm estes opinantes dizer que é um hospital adiado?
Se o adiaram foi para deixarem espaço de manobra para quem fez este novo.
A fundarem mais este hospital adiaram foi a necessidade de fazer mais um hospital público.

Com amizade 
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário