quinta-feira, 24 de março de 2016

AINDA OS HORÁRIOS E O RESPEITO A QUEM O MERECE


Os horários dos Enfermeiros são os duma carreira especial, porque os Enfermeiros são um Corpo Especial, que as Aviolas tentam destruir, como se isso fosse possível...
Por todas as convenções, nacionais e internacionais, os Enfermeiros têm direito a uma folga de 48 horas, por necessidade de reparação de energias, para serem mais eficazes, no seu trabalho.
Até podia ser por respeito pela sua condição de pessoas humanas, mas é mais para repararem energias, por respeito dos Doentes.
Que um Ministro, dos que só vêem por um olho, não tenha a mínima sensibilidade para estas necessidades dos Enfermeiros, não é surpresa; mas que uma enfermeira directora, com (e) e uma enfermeira supervisora com (s), não conheçam, antes da lei, as necessidades dos Enfermeiros, que trabalham, no duro e que precisam mais de descanso do que elas de louros conquistados à custa da sonegação das folgas a que os seus Colegas  têm direito; isso é uma falta de respeito, que não toleramos.
Vejam este caso:
Um Delegado Sindical do SE-Sindicato dos Enfermeiros, exerce a sua actividade sindical, ao sábado para não faltar com o seu trabalho, aos Doentes, não obstante, a nossa desaprovação desta "generosidade".
A dita e famigerada directora enfermeira, que ainda não nomeamos, para não desviar as atenções dos factos, resolveu cortar-lhe o turno de sexta-feira ao meio e passar a metade do turno de sexta para a manhã de sábado.

Há aqui duas violações:

1ª - Os turnos são completos e 5 turnos por semana; não podem ser fraccionados. 

2ª - A folga semanal dos Enfermeiros é de 48 horas consecutivas e por isso não pode, nem deve, por respeito de quem trabalha no duro, ser alterada (ver o que diz a OIT sobre esta matéria, desde 1977, neste blogue).

A dita cuja supra enunciada dá meia folga, na sexta-feira, que transfere para a manhã de sábado, alterando as 48 horas de folga semanal (art.º 56º nº 1 do DL 437/91 de 8 de Novembro, única lei vigente sobre horários enfermeiros).

Outra das consequências é que os dias de actividade sindical, que o benemérito Delegado Sindical usava, nos seus sábados de folga, passaram a coincidir com as meias folgas, transformadas em trabalho. 
A eficiente(?) enfermeira directora chama o Delegado Sindical e ameaça:
Se não fizeres o horário (ilegal) da meia folga aos sábados, ponho-te a trabalhar, a meia folga, ao domingo, porque, assim, já não vais para o Sindicato. 
Mais 2 erros imperdoáveis, num enfermeiro director, mesmo dos pequeninos:
1 - O serviço do Delegado Sindical, não é na sede do Sindicato, mas sim no local de trabalho;
2 - Por enquanto, quem determina as necessidades de acção sindical é o Sindicato, que só tem de as comunicar à instituição, onde o Delegado trabalha.
E ainda nos oferece de brinde, na sua reprovável falta de respeito pela Colega, a quem criou o problema, com a violação da lei, mais uma prova de ignorância: não sabe que os horários dos Enfermeiros são de segunda-feira a domingo, inclusive. E devia saber para ameaçar com consistência, disfarçando, ainda que mal, o que lhe vai na alma, por razões que não nos compete aprofundar, por serem do íntimo de cada pessoa.
Colegas, com gente desta, como querem que a Profissão se dignifique aos olhares alheios!
Parafraseando o Escolari: " E o burro sou eu, sou eu, sou eu...?"

FALTA DE RESPEITO DEVIDO (video - clique aqui)

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário