quarta-feira, 2 de março de 2016

MÚSICA CELESTIAL




MÚSICA CELESTIAL <prima aqui>

55 MILHÕES PARA CONTRATAR ENFERMEIROS, HUM... <prima aqui>

OXALÁ ESTES 55 MILHÕES NÃO TENHAM O MESMO DESTINO DA VERBA DESTINADA À ACTUALIZAÇÃO DA CARREIRA DO DL 305/81.
Decorria um congresso do PPD no Porto - teatro Rvoli;
A meu lado sentou-se João Salgueiro, homem sério e competente. Ministeriava a pasta das Finanças.
Lembrei-lhe a necessidade de aumentar a verba do Ministério da Saúde, para actulizar os vencimentos da carreira dos Enfermeiros, aprovada em Novembro de 1981.
Prometeu e cumpriu.
Os puristas inventaram uns pelitos que não tinham sido bem cortados e criaram um decreto corrector (324), porque as transições dos promovidos da Saúde Pública tinham uma vírgula a menos.
Resultado: o nosso dinheiro foi desviado para a carreira médica, que foi aprovada em Agosto, mas quanto à tabela salarial teve efeitos retroactivos a Janeiro desse ano; antes de o ser já o era... E as actualizações dos Enfermeiros foram feitas às pinguinhas nos anos seguintes. Porque ameacei dizer, na altura, o que escrevo agora. Só que os abusos e abusadores são agora muito maiores como os 85% do total da massa salarial do MS ser para o grupo, que nem sequer é minoritário.
Ora se os Enfermeiros apoiarem a nossa tese, nós moralizamos o esquema e variamos a geometria, porque, de contrário, eles estão sempre a inventar figuras geométricas que lhes aumentem o rendimento... 
Esperamos que esta recuperação da brigada reumatóide, embora sábia, não vá absorver os 55. milhões que foram reservados, em nome dos Enfermeiros, que passam a ser iludidos com concursos fiticios em bolsas de recrutamento, como tem acontecido.
Vamos estar atentos porque a nossa meta são os 85% de remunerações da Classe Médica e 15% para tosdos os outros, sendo os Enfermeiros um terço dos trabalhadores do SNS e os prestadores de 80% de cuidados de saúde reais.
É esta geometria que nos está a ocupar, para encontrarmos as equivalências, pois já que não há moralidade, vão ter de comer todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário