quinta-feira, 22 de novembro de 2018

SÓ O DESCONHECIMENTO DOS FACTOS O DESCULPA




SÓ O DESCONHECIMENTO DOS FACTOS O DESCULPA<CLICAR>

É PENA QUE O SR. SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DA SAÚDE, TAMBÉM CONFUNDA A REVISÃO DE CARREIRA, QUE OS PCPs DEFENDEM E NÃO QUEREM ESPECIALISTAS ENFERMEIROS, AO CONTRÁRIO DO QUE DEFENDEM PARA OS MÉDICOS, ONDE ATÉ OS GENERALISTAS SÃO ESPECIALISTAS EM GENERALIDADES E CONFUNDA A REVISÃO COM A CELEBRAÇÃO DE UM ACT, QUE É O QUE É NEGOCIÁVEL, POIS CERTAMENTE SABE, OU DEVIA SABER, QUE OS DECRETOS NÃO SÃO NEGOCIÁVEIS, POR ISSO TERÁ DE SE AGARRAR À PONTA DO MÊS QUE VEM.
ORA SE NÃO FOI A FENSE QUE DECRETOU ESTA GREVE, COMO É QUE ELA PODE PREJUDICAR AS NEGOCIAÇÕES DUMA PROPOSTA DE ACT, QUE A FENSE ENTREGOU AO PATRONATO, EM 16/08/2017 E PELA QUAL TEM SUPORTADO TUDO, ATÉ O INIMAGINÁVEL.

NÃO PODIA COMEÇAR PIOR O SEU MANDATO, SR. SECRETÁRIO, POIS A CONFUSÃO É TAMANHONA, MESMO QUE IGNORE A EXISTÊNCIA DA FENSE; APESAR DISSO, ELA EXISTE.
 PARAFRASEANDO GALILEU GALILEI, A PROPÓSITO DO HELIOCENTRISMO: "APESAR DE ABJURAR, A TERRA MOVE-SE".
SALVAGUARDADAS A RESPETIVAS DISTÂNCIAS, AQUI DEIXAMOS UM CONSELHO AMIGO, ADMITINDO A FAMÉLICA HIPÓTESE: DE ALGUM DIA TER ACESSO AO NOSSO REPARO, RECOMENDAMOS: ESTUDE PRIMEIRO OS PROCESSOS E A QUEM SE REFEREM E,DEPOIS FALE
SE SEGUIR ESTE CONSELHO, DE CERTEZA QUE VAI REDUZIR PARA UM NÍVEL ACEITÁVEL, A CAPACIDADE DE DIZER ASNEIRAS, QUE É HUMANA.

JÁ COM O PM A CANTIGA É OUTRA:

[Interrogado sobre a contestação generalizada no setor da saúde e o facto de estar prevista para breve uma greve dos enfermeiros, António Costa começou por apontar que o seu Governo assegurou aos enfermeiros "a redução do horário para as 35 horas". 
"Para os enfermeiros com contrato individual de trabalho que já tinham sido contratados com 40 horas, alargámos também o horário das 35 horas. Repusemos por inteiro o pagamento das horas de qualidade e do trabalho extraordinário. Estamos a pagar um subsídio aos enfermeiros especialistas. Portanto, temos vindo a procurar responder às necessidades", sustenta.
No entanto, segundo o primeiro-ministro, os diferentes profissionais "têm de compreender que o sentido da ação deste Governo foi, por um lado, repor aquilo que tinha sido cortado, assegurar as melhorias possíveis, mas sem comprometer um objetivo fundamental que é manter contas certas". 
"Isso é essencial para manter a credibilidade externa do país e para que o país continue a poupar 1400 milhões de euros por ano no serviço da dívida. Temos de ir prosseguindo essa trajetória, mas sem nunca darmos um passo maior do que a perna. Porque há algo que nem os portugueses nem nenhum desses profissionais nos perdoaria é se o país voltasse a ter de cortar aquilo que agora se repôs", avisa. 
Ainda sobre a contestação dos profissionais de saúde, António Costa cita a letra de uma canção de Sérgio Godinho: 'a sede de uma espera só se estanca na torrente'. 
"Acho que o país vive um bocado essa situação. Foram muitos anos de sede e, portanto, de repente, toda a gente quer tudo e já. Compreendo a ansiedade dos diferentes profissionais, mas aquilo que me compete fazer é assegurar aquilo que é necessário para o país e para o conjunto dos portugueses, que é continuar a investir na qualidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), continuar a investir na qualidade do sistema educativo, continuar uma trajetória de crescimento económico, de criação de emprego e manutenção de contas certas", insistiu.]

São as contas certas ou certas contas como a dos 88% para apenas 12% de trabalhadores médicos e 5% par 36,4% de enfermeiros...

Ó COSTA A VIDA COSTA.
Não foi um 1º Ministro denominado António Costa que disse, ao assumir o compromisso: «OsEnfermeiros fora os mais lesados, por isso têm de ser os primeiros a ser compensados».-

Se em vez de ir ao Sérgio Godinho for aqueles que receitam pastilhas para o esquecimento, não faz estas figuras que os Enfermeiros registam para serem a letra da música, que vão cantando, para lhe avivar a memória.

José Azevedo e Fernando Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário