sábado, 27 de julho de 2013

INVESTIGAÇÃO

Investigadores identificam gene com implicações no cancro do fígado

22 de Julho, 2013
Uma investigação do CIC bioGUNE, Centro de Pesquisa Cooperativa em Biociências de Derio, Biscaia, Espanha, revela que o gene MATIA tem consequências directas no tratamento contra o cancro do fígado mais comum, o carcinoma hepatocelular.O estudo liderado pelo director do CIC bioGUNE, José Maria Mato, em colaboração com a investigadora da Universidade do Sul da Califórnia Shelly Lu foi publicado na revista Journal of Clinical Investigation e mereceu um comentário editorial na publicação - Hapatology - especializada em tratamento de fígado.
O carcinoma hepatocelular (HCC) é a terceiro forma de cancro mais letal do mundo depois do cancro do pulmão e do cancro do estômago.
Apesar dos recentes avanços no diagnóstico e na terapia, a grande maioria dos pacientes morre em pouco meses.
A investigação do CIC bioGUNE dá um novo enfoque ao tratamento do cancro do fígado, baseado em três moléculas MicroRNAs (miR-664, mR-485 e mR-495), implica um gene, MATIA, cuja sua alteração tem consequências directas no desenvolvimento neste tipo de tumor.
O estudo demonstrou que estas moléculas podem actuar como agentes modificadores da doença.
Durante a fase experimental, a equipa liderada por Shelly Lu e José Mato observou que a expressão das três moléculas aumenta nos casos de carcinoma hepatocelular.
Os investigadores verificaram que o silenciamento das moléculas reduz o crescimento do tumor e a inversão das metáteses no fígado.
Segundo Mato, "a novidade deste trabalho é que pela primeira vez foram identificados agentes celulares, responsáveis pelo silenciamento deste gene, e deu-se um passo em frente muito importante".
A investigação avança na compreensão dos mecanismos que influenciam o desenvolvimento do cancro no fígado para que no futuro se possa desenvolver uma estratégia de luta contra esta doença.
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário