domingo, 20 de outubro de 2013

DAR CAÇA AOS NOSSOS EXPLORADORES

As artimanhas que alguns têm inventado, para ganharem mais dinheiro com menos trabalho e, se possível, e, sempre que possível, à custa dos Enfermeiros, e não só, estão a merecer o nosso empenho, pelos estragos, que estão a causar aos Enfermeiros.

É por de mais conhecida a nossa posição, quanto aos malefícios, não compensados, das USF.
Sendo os Cuidados Primários uma área dos Enfermeiros, por natureza, as UCC são as Unidades funcionais ideais e é, quanto a nós e a quem percebe do assunto, o embrião do futuro da organização racional dos CSP, se é que a atomização dos Centros de Saúde é o meio mais correcto de organização.
Mas se for essa a opção a UCC é o método mais exequível e racional de organização, onde o custo/benefício pode ser mais equilibrado, melhorando a qualidade dos serviços, sem ser preciso estar a roubar e a marginalizar os Enfermeiros para darem lugar a "predadores" vindos do exterior, que a todos prejudicam: Enfermeiros, Médicos, Administrativos.

É vergonhosa a forma como certos directores executores "executam" o desprezo, que tributam às UCC, desprezos que estamos a analisar para dar conhecimento superiormente da forma como se atrofiam as iniciativas correctas dos Enfermeiros. Até parece que as poupanças no custo/benefício e a melhoria dos cuidados, que prestam estão a prejudicar certos negócios...
Qualquer badameco se dá ao luxo e prazer de complicar a vida às UCC, para demonstrar junto dos mandantes que são Unidades que não cumprem os objectivos.

É evidente que, sendo a célula ideal de um organismo coerente, os espúrios, adulterinos, estranhos tendem a conspurcar a genuinidade das UCC. E porque encontram, nos comandos, quem lhes dê aceitação e cobertura, nas dificuldades criadas às UCC, estas Unidades, que ainda vão funcionando regularmente, por capricho e dignidade dos promotores, são bem o exemplo da reforma necessária dos CSP, onde a casta Correia de Campos não deve entrar, para não agravar os custos com estudos, cujas conclusões, já são sobejamente conhecidas. Basta perguntarem aos Enfermeiros!

A forma leviana e barata, como estão a desviar profissionais dos seus locais de trabalho, para que foram contratados, sem as competentes compensações de transporte, para instalarem os arregimentados de circunstância, peças destinadas à montagem do negócio USF, a marinar para os incentivos, começa a ser outro ponto a merecer melhor atenção de quem dirige, pois a vida custa a todos, mesmo aos mais inocentes e que não são escolhidos, vá-se lá saber porquê [?]: por não terem jeito para o negócio?
Por não serem de confiança no negócio?
Por que tem de haver negócio nesta coisa?

Os visados sabem o que pretendemos dizer, nas entrelinhas!

Não são só as cesarianas, cujas percentagens devem merecer mais focagem das vistas ministeriais; também estas manobras anti-UCC e pró-USF lhes devem merecer maior atenção, apesar de já ser tardia.

Com amizade e dedicação

José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário