domingo, 27 de outubro de 2013

O SEMANÁRIO EXPRESSO E OS ERROS VELHOS

 2
 3
 4
 5
 6
 7
 
NB
Quando um problema não tem solução é porque está mal equacionado. E equação mal posta não tem solução.
Por que hão de dar incentivos aos Médicos para irem onde supostamente poderiam (?) fazer falta e aos outros trabalhadores, nos quais se incluem os Enfermeiros não só não têm incentivos, como nem as deslocações em serviço lhes pagam!
 
Por que não organizam os serviços em torno dos Enfermeiros, como já fazem há muitos e muitos anos países, onde não se sofre da médicomania na saúde?
E por sinal, até são os que estão nos primeiros lugares da tabela classificativa da qualidade dos cuidados proporcionados às populações.
 
Nesses países fazer a pergunta "o que é viver numa terra sem Sr. doutor"?
seria, no mínimo, ridículo, porque onde não há médico de família, há Enfermeiro de Família.
E não querem cá saber que a coisa até resulta muito bem!
 
Deixem-se de proteccionismos bacocos à Classe Médica, pois os que não concorreram aos Cuidados Primários estão à espera de um lugar na cirurgia, na medicina, ou nas especialidades dos hospitais.
Para os Cuidados Primários, para não reconhecerem as competências dos Enfermeiros, mandam-nos vir da Patagónia, da Colombia, de Cuba do Além, sem perceberem o que tem de inconveniente a assistência transcultural!
 
Deixem de agitar a medicomania, pois há outras soluções, até mais vantajosas, do lado dos Enfermeiros...
 
Dêem-nos provas de que têm alguma inteligência, ó medicómanos de Portugal e de que não estão a ser isso com segundas intenções, como o outro que mandou e aceitou destruir a carreira dos Enfermeiros, para andar, agora, a vender plasmas do tipo Octafarma. Deve ter-se inspirado no "imperativo categórico" da ética de Kant, no seu mestrado tirado aos domingos na [Science Po], uma espécie de universidade oculta, até o dito chegar, e fazer-lhe uma campanha de promoção, para não dizer do seu mestrado, o mesmo que disseram as líguas viperinas do seu inglês de doca ou técnicodomingueiro.
 
É que, quantas mais canetas ou "calamis", houver nos Cuidados Saúde Primários a receitar, maior é a calamidade ou canetada!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário