domingo, 13 de outubro de 2013

REGRAS PARA LISTAS DE ESPERA

Em 16 hospitais

Mais de um dia internados à espera de operação programada

por Ana MaiaOntem12 comentários

Mais de um dia internados à espera de operação programada
Fotografia © Global Imagens
[Entre 41 hospitais do Serviços Nacional de Saúde há 16 que deixam os doentes mais de um dia internados à espera de serem operados, quando a cirurgia já estava programada e deveria acontecer em menos de 24 horas.
É um dos novos indicadores que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) introduziu na ferramenta de benchmarking, que compara a resposta dos hospitais. As unidades são divididas por vários grupos de acordo com a complexidade dos atos e doentes que recebem, permitindo comparar entre cada grupo os mais eficazes.
No caso da demora média antes da cirurgia, o tempo que referência são as 24 horas. Até porque em análise estão as cirurgias programadas, ou seja o doente já foi estudado antes e foi chamado pelo o hospital para aquela data. Mas mesmo assim, há unidades que não cumprem este valor de referência.
No total de todos os grupos são 16. "Quando se prepara a cirurgia espera-se que haja uma consulta pré-anestésica para ver se o doente está em condições. Por vezes os meios não estão todos reunidos e o doente fica à espera o que resulta em inércia dos hospitais e que estes podem combater", refere Alexandre Lourenço, vogal do conselho de administração da ACSS, referindo que é normal que os hospitais com maior complexidade apresentem maiores tempos de espera.
Olhando para os grupos é de facto naquele que engloba unidades de fim de linha como S. João, Santa Maria ou Universitários de Coimbra que mais unidades ultrapassam as 24 horas de demora média. É o Centro Hospitalar do Porto que tem a melhor resposta. os doentes esperam em média 0,70 dias. Na ponta oposta está o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra com uma demora média de 1,38 dias.
Também na área da qualidade entrou um novo indicador: percentagem de doentes com fratura da anca operados nas primeiras 48 horas. "O objetivo é que taxa chegue perto dos 100% em todas as unidades. Até agora tem sido dada pouca importância a este indicador de qualidade, mas acreditamos que tem em enorme potencial de melhoria", refere Alexandre Lourenço.]


NB: Aqui está um bom terreno para exercício enfermeiro da estratégia da ferrugem!

Sem comentários:

Enviar um comentário