domingo, 20 de outubro de 2013

QUEM DIRIA!

OMS classifica poluição do ar como cancerígena

Publicado em 2013-10-17

 
A Organização Mundial de Saúde classificou a poluição do ar como cancerígena para os seres humanos, anunciou, esta quinta-feira, o Centro Internacional para a Investigação do Cancro.
foto Natacha Cardoso / Global Imagens
OMS classifica poluição do ar como cancerígena
Poluição do ar provoca cancro do pulmão
"O ar que respiramos tornou-se poluído com uma mistura de substâncias causadoras de cancro. Sabemos hoje que a poluição é não só um risco importante para a saúde em geral como também uma das principais causas das mortes por cancro", afirmou Kurt Straif, do Centro Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), uma agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS), numa conferência de imprensa em Genebra.
Os peritos da IARC concluíram que "há provas suficientes" de que "a exposição à poluição do ar provoca cancro do pulmão" e aumenta "o risco de cancro da bexiga", depois de analisarem estudos envolvendo milhares de pessoas acompanhadas durante várias décadas.
Embora a composição da poluição e os níveis de exposição variem acentuadamente entre diferentes locais, a agência afirma que esta classificação se aplica "a todas as regiões do mundo".
A poluição do ar já era cientificamente considerada como causa de doenças respiratórias e cardiovasculares.
A agência refere que os níveis de exposição à poluição aumentaram significativamente em algumas zonas do mundo, principalmente aquelas que se estão a industrializar rapidamente e têm grandes populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário