quinta-feira, 25 de junho de 2015

FINALMENTE O PROTOCOLO NEGOCIAL



Os Sindicatos da FENSE (SIPE e SE)  acabam de reunir com o Ministério da Saúde, acerca de matérias  relacionadas com o ACT que regenere a Enfermagem e a retire do atoleiro em que certos e determinados a atolaram.
Hoje, até, já, eles se enojam, com o fedor, que criaram.
Acertaram-se pormenores do protocolo, que vai orientar o rumo das negociações.

Um dos pontos em que centramos a discussão foi nos salários " low cost", dos Enfermeiros, que requerem urgente e necessária harmonização. Está expresso.
Na verdade, os serviços públicos pagam mal, porque os privados também pagam mal;
Os serviços privados pagam mal, porque os públicos pagam, igualmente, mal.
Esta estratégia vem de muito longe e foi preparada por pessoas treinadas, para o efeito e bem pagas, com vista às privatizações:
- Quando estão no governo, rebaixam os salários dos Enfermeiros, para forçá-los às acumulações, onde os serviços de Enfermeiros, altamente qualificados, são pagos com salários risíveis.
- Quando deixam o governo, vão colher os frutos da sua estratégia.
Vimo-los em salões a fazerem  sermões com afirmações, próprias de pavões, exibindo caudas verdadeiramente encantadoras, para caçarem as fragilidades e sensibilidades duma área muito melindrosa: a saúde de cada um. Simplesmente já esgotaram as reservas do disfarce e começam a ser conhecidos de mais.
Estamos de acordo, nós e o Ministério da Saúde, que só um ACT bem organizado, onde vamos colocar toda a nossa experiência, pode corrigir os erros grosseiros e maléficos, que atolaram a Classe Enfermeira.
Vamos começar, ponto por ponto, a construir o ACT, que vai restituir aos Enfermeiros a dignidade profissional e salarial a que têm direito.
Lamentamos desiludir aqueles que apostaram na banalização da Enfermagem com os mais variados fins, bem longe da honra e dignidade.
Colega, mantém-te atento e disponível.
Não esqueças que é a tua disponibilidade, para o que der e vier, que constitui a nossa força negocial.
Não esqueças!
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário