quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

NEGOCIAÇÃO DO ACT - O DILEMA




Ontem, dia 05/12/2018, reuniu a FENSE para dar seguimento ao processo negocial em curso.
Ultrapassada a apresentação de um projeto de Decreto, que apareceu para revogar o art. 22º do DL 248/2009 de 22 de setembro, o simulacro de carreira, que temos, retomámos as negociações da proposta de ACT, a partir da clásula 11ª, onde tínhamos parado.
Não foi surpresa, para nós, pois, como é sabido, a FENSE, propõe um ACT para todos os Enfermeiros do SNS, para acabar com o divisionismo, tão contrário a uma Enfermagem sadia.
Agora o dilema, com que a FENSE se debate:
1 - Temos uma greve prenunciada para 26, 27, 28 de dezembro, a tal girândola proposta, para o "fogo de artifício" do fim de ano.
2 - Para os que conservam a memória destes nossos acontecimentos negociais, queremos lembrar que tivemos a garantia e dinheiro atualizante, para setembro de 2017, onde o fim da greve e manifestação de 15 de setembro mereceu, mereceu dos ministérios da Saúde e Finanças os compromissos de negociação e, até,  a referência do Sr. Primeiro-ministo -

"ANTÓNIO COSTA

Enfermeiros serão os mais beneficiados com descongelamento das carreiras, diz Costa

Primeiro-ministro deu entrevista ao Diário de Notícias."
3 - Como o prolongamento do protocolo negocial vai, até 20/12/2018, esperamos ter as negociações concluídas, nessa data, mantendo o pré-aviso de greve, qual espada de Dâmocles, suspensa da crina de cavalo, caso se repitam as promessas, não concretizadas. Lamentamos ter de ser assim, mas a culpas das falhas à palavra e escrita dadas, não são da FENSE, mas de quem nos governa.

p'la FENSE,

José Azevedo

ACT: PROPOSTA FENSE À DIREITA E CONTRAPROPOSTA GOVERNO À ESQUERDA<CLICAR>

A ESTRUTURA DO ACT<CLICAR>

E AS CLAÚSULAS JÁ APROVADAS NOUTRO DOS VÁRIOS TEXTOS<CLICAR>

Sem comentários:

Enviar um comentário