NB: NÃO É DE VERGONHA QUE PRECISA, SENHORA MINISTRA DA SAÚDE;
PRECISA É DE JEITO E SABER.
REINAVA EM PORTUGAL SÓCRATES ,O DA MARQUÊS, E FOI INAUGURAR O TROÇO DE AUTOESTRADA, ENTRE VILA POUCA DE AGUIAR E A VIA DE VILA REAL - BRAGANÇA.
OS JORNALISTAS, COM VISÃO DE FUTURO, CLASSIFICARAM O EVENTO COMO: « FORAM ABERTOS 7 KM DE MATERNIDADE.»
E O TEMPO DISCORRE E O DISCURSO NÃO MUDA.
COLEGAS PARTEIRAS, NÃO TENDES VERGONHA DE NÃO IMPORDES O VOSSO ESTATUTO E DEIXARDES QUE OS IGNORANTES DIGAM: "AS GRÁVIDAS POR FALTA DE MÉDICOS VÃO PARIR NAS AMBULÂNCIAS"?
E VOSMECÊ, SENHORA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, QUANDO É QUE DÁ ANDAMENTO AOS NOSSOS APELOS DE DIGNIFICAÇÃO DAS PARTEIRAS E DE ACUSAR OS MÉDICOS DE USURPAÇÃO DE FUNÇÕES, NOS PARTOS NORMAIS?
QUE OS IGNORANTES DIGAM; QUE É POR FALTA DE MÉDICOS QUE AS MULHERES GRÁVIDAS VÃO PARIR, NAS AMBULÂNCIAS, AINDA VÁ...
MAS NÓS, ENFERMEIROS E PARTEIRAS, POR QUE PERMITIMOS TAMANHA INSEGURANÇA, DE QUEM PRECISA DE NÓS!?
SABEMOS QUE O CORPO MÉDICO CONVENCE O POVO DE QUE É O FAZ TUDO.
JÁ OS ENFERMEIROS, QUANTO MAIS SOBEM NOS SABERES E COMPETÊNCIAS, MAIS SE ABAIXAM NA CORAGEM DE AS EXERCEREM.
Quando o Ministro da Saúde, Correia de Campos, entregava o Hospital de Braga aos Mellos ouvi-o dizer que, na Inglaterra, a filha de um amigo seu, que estava a doutorar-se, em Londres, tinha parido em casa, acompanhada pela parteira e, só foi ao pediatra, quando a criança tinha 18 mesinhos.
EM PORTUGAL, FECHAM AS MATERNIDADES, PORQUE NÃO TÊM MÉDICO PEDIATRA PARA ASSISTIR OS RECEMNASCIDOS OU PORQUE; NÃO TEM MÉDICOS PARA SUBSTITUIREM AS PARTEIRAS.
TENHAM MANEIRAS, SENHORES MÉDICOS, QUE TENDES A POUCA VERGONHA E MUITA LATA DE TORNARDES REAL O EXEMPLO DO "BOM SER INIMIGO DO ÓTIMO", PORQUE COM AS VOSSAS FEDORICES CORPORATIVISTAS SUJEITAIS AS GRÁVIDAS À HABILIDADE DE SORRIDENTES BOMBEIROS, POIS QUE PRESIDENTES DE CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO NEM SEQUER TENDES A CORAGEM DE MANDAR UMA PARTEIRA A ACOMPANHAR A GRÁVIDA, ETC, ETC, ETC.
POR QUE NÃO SE CORRIGEM ESTAS ANOMALIAS?
SERÁ PARA PODERMOS CHORAR OS ACIDENTES, PONDO A VIDA DAS PESSOAS ABAIXO DOS INTERESSES DE QUEM OS ALIMENTA?
POR QUE NÃO SE DEMITE, JÁ, O CA DO HOSPITAL, ONDE NEM SEQUER DEIXAM FAZER A TRIAGEM DAS GRÁVIDAS, PARA FORÇAR A VINDA DE MÉDICOS, QUE ATÉ, PODEM NEM SER PRECISOS, EM SITUAÇÕES QUE COMEÇAM POR SER DA EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DAS PARTEIRAS?
QUANDO DEIXAM DE BRINCAR COM COISAS SÉRIAS?
José Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário