quarta-feira, 5 de junho de 2013

ACERCA DA INVISIBILIDADE DOS ENFERMEIROS

A MOTIVAÇÃO

Uma das melhores razões para explicar a Enfermagem aos outros é o o facto de ajudar as Enfermeiras a apreciarem o seu trabalho. Quando as Enfermeiras ou quaisquer outros profissionais fazem o seu trabalho, não estão necessariamente a pensar nos conhecimentos e na experiência que nele estão envolvidos. Os especialistas costumam estar concentrados em trabalhar e não em descrever o que fizeram Isto é especialmente verdade quando se trata de Enfermeiras ocupadas.
Se as Enfermeiras não examinarem o seu trabalho de tempos a tempos, este pode desencorajá-las, sobretudo quando tecnocratas  e outros minoram a profissão por motivos financeiros. Nesse tipo de ambiente, é fácil perder a confiança. Mas, como aprendemos com participantes nas nossas sessões de trabalho e como Patricia Benner e as suas colegas documentaram  no seu trabalho, a compreensão da Enfermagem por parte da Enfermeira pode ser maior se esta se debruçar objectivamente sobre os seus requisitos.
As Enfermeiras queixam-se com frequência de que são muito duras umas com as outras, de que as "Enfermeiras são as suas próprias inimigas", ou de que "as Enfermeiras comem as suas crias". Para contrabalançar este negativismo, pedimos às Enfermeiras, nas nossas sessõe3s de trabalho, que elogiem regularmente as suas colegas por algo que tenham feito no trabalho. As Enfermeiras que o fazem como exercício regular consciente, afirmam que, de início, as suas colegas ficam espantadas por os elogios serem tão raros, mas sentem-se reonfortadas pela experiência. A Enfermeira que elogia outras pessoas também se sente encorajada.
Mas há uma outra vantagem, como Maureen Renaud, uma Enfermeira que efectua terapia IV no Rhode Island Hospital, Providence, nos explicou. @Para que pudesse elogiar uma Enfermeira tive mesmo que parar e olhar para o que ela estava a fazer".
Vi os aspectos positivos do que as Enfermeiras fazem. Normalmente, estamos com tanta pressa que nem reparamos".
As Enfermeiras, com as suas vidas ocupadas, nem sempre têm a oportunidade de reflectir sobre a distância que a Enfermagem já percorreu. Talvez, para elas, as falhas sejam mais óbvias. Mas, independentemente do problema com que se confrontam, o seu trabalho e os avanços da Profissão são verdadeiramente extraordinários.
Basta pensar no que as Enfermeiras conseguiram só no último meio século. As Enfermeiras tomaram conta da Enfermagem e estabeleceram padrões práticos e educacionais.
Ao serem assertivas e verbalizarem as suas opiniões, as Enfermeiras pertencentes a instituições desenvolveram a Enfermagem Prrimária e ganharam mais que uma voz no cuidado dos doentes e nas políticas institucionais. As Enfermeiras desenvolveram o campo.
As Enfermeiras desenvolveram o campo dos cuidados críticos.
As Enfermeiras clínicas ganharam poder de prescrição. As parteiras mudaram a experiência moderna no parto.
As Enfermeiras dos cuidados terminais fizeram com que os doentes pudessem morrer com conforto e dignidade.
As Enfermeiras investigadoras criaram programas universitários viáveis, agendas nacionais de investigação em Enfermagem e, nos EUA, um instituto nacional de investigação nesta área.
Hoje em dia, estão na linha da frente da luta para garantir que os hospitais possuam pessoal de Enfermagem suficiente para proporcionar aos doentes os cuidados necessários neste campo.
Tudo isto aconteceu devido à disponibilidade das Enferm,eiras para passar ao domínio público, falar sobre o seu trabalho e explicar o seu valor e contribuições para os cuidados de saúde. A luta pelo reconhecimento, respeito e recompensa está longe do fim.
Actualmente, muito do que as Enfermeiras alcançaram está a ser atacado  

Sem comentários:

Enviar um comentário