segunda-feira, 3 de junho de 2013

AS ENXOFRADAS

São figuras que oscilam, entre o mundo real e o hipotético.
Fizeram delas vogais de Conselho Clínico de ACES.
Nem precisam de saber qual o seu estatuto, naquele mundo do faz de conta.
O que é mais caricato é terem-lhes enfiado um gorro de enfermeira directora e nem se aperceberam que era um disfarce de Carnaval, tipo máscara.
Funções não têm, porque aquele tipo de vogal é só para assistir uma vez por mês a reunião que não decide nada, porque o que há para ser deliberado, já está e, nem competência legal há, para deliberar.
Mas são vogais que perturbam e, até se dão ao luxo de desautorizar chefias de lei e de carreira, que não podem ser desautorizadas no que diz respeito à chefia de enfermagem, por estas ou outras pessoas do sistema. Mas confundem e baralham e inibem quem não quer estar sempre em conflito.
Estranho é que a sua mensagem se esteja a implantar e aquilo que nós dizemos, que não passa da interpretação da lei, tarda em chegar às pessoas interessadas
Perturbam porque não tendo nada que defina o seu estatuto na lei a não ser as aldrabices dos que querem tirar partido da sua impreparação e falta de capacidades legais.
Isto nada tem a ver com a necessidade de haver um Enfermeiro director, não como muleta de Presidente de Conselho Clínico, mas para ter assento, como esse, junto do Director executivo.
Se a lei, que foi sendo trabalhada pelos Médicos, para os seus fins, não fala desta hipótese, que defendemos, então altere-se, porque é urgente deixar de fazer de conta em matérias, como a chefia de Enfermagem.
Servem como pára-raios de quem tenta diariamente fulminar a Profissão, diariamente.
Aliás, o perfil destas vogais é, rigorosamente, testado e, salvo raras e honrosas excepções, tem de ter as características de amordaçar a Enfermagem, na área de influência onde estão colocadas.
Não é desse vogal que precisamos naquela posição mas sim de um Enfermeiro Director, não escolhido por quem são escolhidos aqueles vogais e com funções de direcção largamente conhecidas e que não exercidas nos ACES lacuna que faz com que todo o bicho-careta dê ordens aos Enfermeiros, com a complacência, passividade, quando não com a colaboração destes personagens, a quem se adapta com relativa semelhança o rótulo de enxofradas.

As Enfermeiras não se deviam prestar a este papel de vilão pois retardam o preenchimento, sem honra nem glória de uma direcção que se impõe, por necessidade orgânica e funcional.
[Se queres ver o vilão, mete-lhe a vergasta na mão, que neste caso é um vimezito]

Sem comentários:

Enviar um comentário