sábado, 8 de março de 2014

UM EXEMPLO DE BRINCADEIRA COM COISAS MUITO SÉRIAS

A reclamar acção imediata está este exemplo.
Vá lá, contratem mais Enfermeiros.
Tenham vergonha!
Mas se não a tiverem, finjam ao menos!

 Exmo Sr. Enf. Diretor,

Na sequência da nossa ultima reunião, no passado dia 30 de janeiro de 2014, cujo tema principal foi a falta de enfermeiro no serviço de medicina 4C Lagos, que estariam a colocar em segurança as necessidades de cuidados de enfermagem, e a garantia de V. Exa., de que a curto prazo seria resolvida a situação com a colocação de novos enfermeiros, venho mais uma vez reforçar a minha preocupação face à situação que se está a viver, pois se já existia um deficit de enfermeiros naquela data, actualmente o serviço está em rotura como bem se pode documentar em baixo pelo email enviado pelos srs. supervisores de enfermagem, que solicitam voluntários dos diferentes serviços do CHA, para assegurar horas extraordinárias na medicina 4C Lagos, sem resposta.

As faltas que estão a ocorrer na Medicina 4C Lagos, não se resume apenas a licença de maternidade e aleitamento ou risco clínico durante a gravidez, também acontecem porque existem colegas que se encontram doentes. Se por um lado a Lei defende o direito a protecção da maternidade, paternidade, não se devem justificar a ausência de enfermeiros por estes se encontrarem em situação de maternidade, prejudicando as dotações seguras do serviço em causa, com a não contratação de novos enfermeiros ou deslocação de enfermeiros dos diferentes serviços para a medicina 4c.

Mas o problema não se resume apenas a falta de enfermeiros por estes estarem de licença de maternidade. A equipa de enfermagem exausta, continua a registar uma maior diminuição de enfermeiros de todos os tempos, também por se encontrarem doente, sem que seja dada qualquer importância à situação, que se arrasta há mais de um ano a esta parte.

Obviamente que esta carência de enfermeiros traz consequências não só para a saúde e gozo de direitos consagrados para os profissionais, mas também para os utentes internados que são alvo de cuidadores doentes e exaustos, pelo que é impossível um trabalho com qualidade e segurança a que os utentes têm direito.
É sabido que a situação é insustentável, que a deslocação de enfermeiros por tempo excepcional de outros serviço do CHA, mesmo sendo possível, não ocorre por receio e falta de garantias de que estes enfermeiros não voltem aos seus serviços de origem. Situação que me foi reportada por alguns desses enfermeiros em privado.

Por fim, consideramos lastimável e profissionalmente frustrante que em alguns turnos (sobretudo na noite e algumas tardes), nem os chamados “serviços mínimos” estejam a ser assegurados (apenas 3 enfermeiros para 40 doentes), revelando-se um verdadeiro retrocesso no e naquele Serviço Nacional de Saúde, que não temos dúvidas, todos nós defendemos.

Neste contexto, e desde já esta Equipa, nestas circunstâncias, crê que não poderá ser responsabilizada por eventuais acontecimentos adversos que possam ocorrer decorrentes desta situação que nos parece caótica.

Proponho a V. Exa. que seja resolvida o mais brevemente possível a situação de carência de enfermeiros no serviço de Medicina 4C, contribuindo desta forma, para a sustentabilidade de um serviço com cuidados seguros, situação que não acontece há muito tempo. Caso a situação não seja resolvida, o Sindicato dos Enfermeiros terá que tomar uma decisão para salvaguardar a segurança dos doentes e dos próprios profissionais que se encontram desgastados.

Com os melhores cumprimentos,

O Delegado Sindical SE

José Galrinho (Lic.)
 
Um apelo:

Caros colegas
Mais uma vez hoje apresentamos ao Enfermeiro Director a situação precária da Medicina 4C (Lagos) relativamente ás necessidades dos doentes em cuidados de enfermagem.
Como sabem estão de licença de maternidade/doença/casamento/aleitamento, 7 enfermeiros, pelo que o recursos a horas extraordinárias apenas dos colegas do Serviço não colmata as necessidades.
Por sugestão do Enfermeiro Director, serve o presente e-mail para vos pedir voluntários para a execução de os turnos das Manhãs durante o mês de Março em horas extraordinárias (úteis e não úteis).
Por favor divulguem nos Serviços e digam-nos qualquer coisa.
Obrigada
Amélia e Arsénio

NB: São exemplos destes que requerem a nossa sensibilização e solidariedade para com Colegas Enfermeiros a trabalharem em situações tão precárias.
 
Com amizade e solidariedade
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário